Toyota Corolla Cross: os principais problemas, segundos os donos
Toyota e Corolla. Dois nomes que são sinônimo de qualidade para a maioria dos consumidores. Juntos, ainda formam um poderoso argumento de vendas. Agora, imagine colocar mais um sobrenome na carroceria que todo mundo quer? Assim surgiu o Corolla Cross. Só que, apesar de toda essa reputação, o modelo não está imune a reclamações.
O SUV médio é o tema da série da Mobiauto sobre “Os principais problemas dos carros, segundo os donos”. E desde o seu lançamento, em março de 2021, que o Corolla Cross convive com polêmicas já em seu projeto.
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A começar pelas diferenças do nosso Corolla Cross produzido em Sorocaba (SP) para o de outros mercados. O acabamento é visivelmente mais simples e algumas soluções mostram uma economia no projeto brasileiro, como o sistema de freio de estacionamento por pedal, e não por botão eletrônico.
O que escancarou os problemas e a economia da Toyota com o Corolla Cross, contudo, foi a “marmitex”. O abafador do sistema de escapamento sempre ficou visível demais e a marca optou por pintá-lo… só que pela metade.
Isso resultou em mais problemas para a Toyota e seu Corolla Cross. Em junho de 2022 a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, notificou a empresa. Foi aberta uma investigação sobre uma eventual qualidade inferior do SUV vendido no Brasil em relação a outros mercados.
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De fato, no levantamento feito no site Reclame Aqui e em grupos de discussão sobram queixas sobre a qualidade do crossover. São diversos problemas relacionados ao Corolla Cross que dizem respeito a barulhos diversos e manchas em revestimentos diferentes. Sem falar na novela da multimídia.
Independentemente disso, a Toyota prova a força dos nomes. Em 2022, alheio aos problemas, o Corolla Cross teve 42.506 unidades emplacadas. Praticamente o mesmo número de vendas do cultuado sedan que lhe empresta o nome.
Com isso, foi não só o 15o carro mais vendido do país no ano passado, como o segundo SUV médio mais comercializado. O Corolla Cross ficou atrás apenas do líder supremo Jeep Compass (63.534) na categoria, e muito à frente de Chevrolet Equinox e Volkswagen Taos.
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Sem falar que o modelo carrega suas vanguardas. Foi o primeiro crossover equipado com conjunto híbrido flex no mundo, oriundo do Corolla sedan, com quem compartilha a plataforma.
O sistema combina motor 1.8 de 101/98 cv com outro elétrico de 72 cv, câmbio CVT e potência combinada de 122 cv. Este equipa as versões mais caras do SUV: XRV Hybrid (R$ 199.690) e XRX Hybrid (R$ 207.790).
Já o motor puramente a combustão está presente em três configurações. As versões XR (R$ 158.290) e XRE (R$ 172.690), além da “levemente” esportiva GR-Sport (R$ 191.090), usam o 2.0 aspirado com injeção direta, 177/169 cv e câmbio CVT de 10 marchas - também do Corolla.
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Principais problemas do Toyota Corolla Cross, segundo os donos:
Barulhos
O acabamento do Toyota Corolla Cross é alvo de muitas queixas de donos do SUV médio, e em diferentes aspectos. Há reclamações quanto a barulhos na suspensão, ao acionar os freios e nas rodas em carros com menos de 10 mil km.
Ruídos incômodos vindos do painel e das portas também são frequentes. Algumas ocorrências foram resolvidas e respondidas pela Toyota.
Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5 e Caso 6
Multimídia
É a rainha dos problemas do Corolla Cross no site do Reclame Aqui. Tudo porque, por falta de semicondutores, a Toyota se viu sem multimídias para colocar nos carros - fato que atrapalhou outras tantas fabricantes no país e no mundo.
A marca japonesa optou por instalar em várias unidades centrais multimídias homologadas. Sobrou uma chuva de reclamações dos donos. Muitos criticam que o equipamento não é o mesmo do anunciado. Outros detonam os aparelhos, especialmente os da Multilaser, por falhas constantes e lentidão nas respostas.
Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5, Caso 6, Caso 7 e Caso 8
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Bancos
Outra queixa comum e reflexo do acabamento questionável do Corolla Cross. Vários donos do utilitário esportivo relatam problemas no revestimento dos bancos do modelo, desde enrugamento precoce ao surgimento de manchas. Boa parte foi respondida.
Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4
Manchas
Mais uma para o quesito acabamento. São comuns os relatos de surgimento de manchas e pontos de oxidação na lataria em unidades do Corolla Cross com menos de um ano de uso. Sinais de ferrugem também são relatadas no polêmico sistema de escapamento. Boa parte foi respondida pela Toyota.
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