Toyota Prius, que “popularizou” motor híbrido do Corolla, sai de linha

Marca afirma que suspensão das vendas é temporária, mas, com chegada de Corolla e Corolla Cross híbridos flex, modelo ficou sem espaço. Camry também deixa o catálogo
LF
Por
17.08.2021 às 11:00 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Marca afirma que suspensão das vendas é temporária, mas, com chegada de Corolla e Corolla Cross híbridos flex, modelo ficou sem espaço. Camry também deixa o catálogo

O Toyota Prius teve uma missão muito importante no Brasil: promover o primeiro contato de clientes da marca com a tecnologia híbrida. Entre o final de 2016 e boa parte do ano de 2019, o sedan foi o carro híbrido mais “popular” de nosso mercado, alcançando o pico de 2.466 unidades emplacadas em 2018.

Foi a partir de seu conjunto mecânico que a marca japonesa criou o motor 1.8 híbrido flex que hoje equipa os irmãos Corolla e Corolla Cross. Porém, com a chegada de ambos, cuja produção é nacional – do sedan, em Indaiatuba (SP); do SUV, em Sorocaba (SP) –, o importado perdeu espaço e até sentido em nosso mercado.

Por isso, mais o fato de que o preço por sua versão única de acabamento já se aproximava de R$ 200.000. após apenas 70 emplacamentos ao longo de todo o ano passado e ínfimos três entre janeiro e julho de 2020, o Prius deixou o catálogo da Toyota no Brasil.  

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Marca afirma que suspensão das vendas é temporária, mas, com chegada de Corolla e Corolla Cross híbridos flex, modelo ficou sem espaço. Camry também deixa o catálogo
Prius viveu seus últimos anos de mercado brasileiro com este visual, sempre como ano-modelo 2021

Camry também está fora do catálogo

Além dele, o sedan grande Camry, que também vinha apresentando vendas inexpressivas nos últimos anos, foi igualmente retirado da lista. Este sequer aparece nos dados de emplacamentos do ano da Fenabrave (associação nacional de concessionários), mas a Mobiauto pode afirmar que foram menos de dez unidades no primeiro semestre. 

Recentemente, o facelift da atual geração foi registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Caso o três-volumes volte à baila, será já com renovação visual e, muito provavelmente, motorização híbrida movida a gasolina. 

Marca afirma que suspensão das vendas é temporária, mas, com chegada de Corolla e Corolla Cross híbridos flex, modelo ficou sem espaço. Camry também deixa o catálogo
Por quase R$ 330.000, Camry sequer avançou para além da linha 2020 e já estava quase desaparecido das ruas

Procurada, a assessoria da Toyota afirma que se trata de uma “suspensão temporária” da importação dos modelos, e afirma estar “avaliando a retomada da oferta desses produtos para o início do ano que vem, já com as novidades das versões ano-modelo 2022”. Confira o comunicado na íntegra:

Leia também: 10 carros que foram pioneiros em tecnologia no Brasil

“A Toyota do Brasil informa que, por questões estratégicas comerciais, as importações dos modelos Camry e Prius foram suspensas temporariamente no País. 

Estamos avaliando a retomada da oferta destes produtos para o início do ano que vem, já com as novidades das versões ano/modelo 2022, seguindo nosso compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e que tragam sorriso no rosto dos nossos consumidores, atendendo às suas necessidades de mobilidade.

Seguimos oferecendo no Brasil uma linha de produtos robusta que conta com os SUVs Corolla Cross, SW4 e RAV4, Yaris hatch e sedã, a picape Hilux e o sedan médio Corolla. Os modelos estão disponíveis em toda rede de concessionárias da marca no País.”

Imagens: Divulgação

Você também pode se interessar por:

Toyota Corolla Cross Hybrid: SUV anda bem e é econômico mesmo lotado?
Toyota Corolla Cross vs sedan: vale pagar R$ 20.000 a mais pelo SUV
Corolla Cross terá porta-malas menor no Brasil, mesmo com truque
Toyota Corolla Cross híbrido visitará o posto mais do que você imagina
O raro Toyota Corolla Cross azul que só quem paga R$ 180.000 pode levar 

Comentários