Toyota suspende produção de 10 veículos por suposta fraude em motores diesel
A Toyota está no centro de uma polêmica nesta segunda feira (26). Isso porque a fabricante está fazendo uma investigação mundial acerca de possíveis fraudes na fabricação de três conjuntos de motores, o que afetará no mínimo 10 modelos produzidos pela marca, incluindo a famosa Toyota Hilux e o utilitário SW4.
A descoberta de uma possível fraude aconteceu no Japão, isso porque um comitê investigativo especial detectou que a afiliada Toyota Industries Corporation (TICO) realizava o desenvolvimento dos motores com um software diferente do homologado na produção em série dos propulsores. Tal “jeitinho” tinha como objetivo atingir valores de potência e desempenho com menos variações nos motores.
Você também pode se interessar por:
- Novo Toyota Yaris deixa de ser vendido por fraude em teste de segurança
- Toyota tem mais um carro suspenso por fraude em testes de segurança
- Toyota Corolla Cross mudará para esconder escapamento e terá item do sedan
- Toyota estuda produzir carros híbridos plug-in flex de 300 cv no Brasil
Os códigos dos três conjuntos de motores são: 1GD, 2GD e F33A. Vale se atentar que o primeiro conjunto motriz é um 2.8 turbodiesel, que pode ser o utilizado pela picape Hilux e o SUV SW4 vendidos no Brasil, e que entrega 204cv de potência e 50,9 kgfm de torque.
Contatada pela Mobiauto se tal fraude mundial afeta a motorização diesel aplicada no mercado nacional, a Toyota do Brasil divulgou em nota que o problema não atingirá o país, confira abaixo:
"A Toyota Industries Corporation, uma afiliada da Toyota Motor Corporation, anunciou em 29 de janeiro de 2024 que foram encontradas irregularidades nos testes de certificação de potência (cavalos) aplicáveis a determinados países em três modelos de motores da Toyota.
Entretanto, esse problema não afeta nenhum veículo comercializado no Brasil.
Esse problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo.
Além disso, essas irregularidades não comprometem as emissões ou a segurança dos veículos.
Gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que seus veículos não foram afetados por essas irregularidades. No entanto, pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação que esse problema possa ter causado."
Dentre os 10 modelos, além de Hilux e SW4 já mencionadas, estão envolvidos os veículos Hiace, Granace, Land Cruiser Prado, Dyna/Dutro e Land Cruiser. No caso os três conjuntos envolvidos citados são de motores movidos a diesel.
Em coletiva, o presidente da Toyota Industries, Koichi Ito, afirmou que “Houve uma falta de comunicação com a Toyota Motor e não houve coordenação suficiente sobre os processos e procedimentos de teste que deveriam ter sido seguidos”.
Ito ainda complementou dizendo que foram cerca de 36 mil unidades de motores fabricados no mundo a cada mês de 2023 o que, somados, representam 432 mil unidades que passaram por tal fraude.
Nova fraude da Toyota
Essa não é a primeira vez que a fabricante acaba passando por algo envolvendo fraude em seus veículos. Em 2023, como trazido pela Mobiauto, dois modelos da marca foram suspensos por causa de testes de colisão. Foram eles o novo Toyota Yaris e o Toyota Raize.
Jornalista Automotivo