Volvo EM90: minivan elétrica de luxo é um home office sobre rodas

Com demanda forte nos mercados americano e chinês, minivan premium chegará primeiro à China para competir no segmento mais luxuoso da categoria
Vinicius Moreira
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20.11.2023 às 15:09 • Atualizado em 12.11.2024
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Com demanda forte nos mercados americano e chinês, minivan premium chegará primeiro à China para competir no segmento mais luxuoso da categoria

Em mais um movimento para o segmento dos elétricos, a Volvo apresentou a EM90. Trata-se de uma minivan elétrica de luxo com seis lugares. Ela marca a entrada da montadora sueca no segmento e será vendida, inicialmente, na China, com potencial de chegar ao mercado americano e, quem sabe, até o brasileiro em um futuro próximo.

Falando em espaço interior, a cabine é justamente o ponto alto da Volvo EM90, que pode facilmente ser confundida com um escritório sobre rodas ou uma confortável sala de estar. Um item presente nela que será acessível aos brasileiros é o carregamento bidirecional.

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O sistema vai equipar o EX90, SUV topo de linha da Volvo que vai chegar ao País em 2024. O recurso é capaz de atuar como banco de energia, ou seja, pode carregar outros carros e eletrodomésticos. Algo que a Ford-150 já faz inclusive para energia residencial.

Interior de outro mundo

A Volvo EM90 foi pensada para atender desde necessidades de conforto familiar até o uso profissional. Como exemplo desse compromisso, a marca sueca focou na divulgação do isolamento acústico e no bloqueio dos sons externos durante o lançamento da minivan para o mercado chinês.

A disposição das fileiras no etilo 2-2-2 ainda proporciona um conforto maior para os ocupantes da segunda fileira, com assentos no estilo poltrona e a possibilidade de usar mesas dobráveis como acessório de trabalho.

O passageiro ainda poderá realizar uma reunião virtual com o uso da tela digital de 15,6 polegadas posicionada no alto da cabine, logo atrás da primeira fileira. O monitor, similar ao do BMW i7, também permite regular a climatização interna e acompanhar o trajeto pelo mapa de navegação.

Caso a tela seja considerada uma configuração distante, ambos os passageiros da segunda fileira poderão mexer na temperatura através de controles alocados nos painéis das portas, os quais também permitem o ajuste da abertura e fechamento das janelas e persianas.

Para completar o conforto, a Volvo EM90 possui apoios para os pés retráteis, ventilação, aquecimento e massagem dos bancos. O teto solar panorâmico dividido em duas seções completa o pacote.

Inspiração chinesa

Com a proposta de ser uma fabricante somente de veículos elétricos até 2030, a Volvo tem empregado um design cada vez mais minimalista a seus modelos. Com a EM90 não foi diferente. A inspiração da minivan foi a chinesa Zeekr 009, outra minivan da Geely, fabricante que é acionista majoritária da Volvo e é vendida na China. 

Em termos de dimensões, a EM90 possui os mesmos 5,21 metros de comprimento, 2,02 m de largura, 1,86 m de altura e 3,21 m de distância entre-eixos da irmã chinesa. Assim, o objetivo da marca sueca será roubar clientes de rivais como Kia Carnival e Chrysler Pacifica.

Já na propulsão, a EM90 vem equipado com um motor elétrico sobre o eixo traseiro, que rende 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque, o que garante um 0 a 100 km/h em 8,3 segundos. O conjunto de baterias tem uma capacidade de 116 kWh, perfazendo quase 720 km de autonomia declarada no ciclo chinês NEDC. Nada mau para uma minivan.

As rodas de 19 ou 20 polegadas também foram produzidas pela Volvo para contribuir no quesito conforto e potencializar a autonomia de condução. Entretanto, as mudanças no interior, como a atualização do sistema de tela dupla e o recurso de entretenimento apontam um posicionamento voltado mais para um veículo familiar.

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