Volvo EX30: o SUV elétrico de luxo com porte de T-Cross e preço de Compass

Novo modelo de entrada da marca sueca se notabiliza pelo posicionamento agressivo de preço para brigar com elétricos de GWM e BYD
Renan Bandeira
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14.09.2023 às 15:00 • Atualizado em 12.11.2024
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Novo modelo de entrada da marca sueca se notabiliza pelo posicionamento agressivo de preço para brigar com elétricos de GWM e BYD

A brincadeira no segmento de carros elétricos ficou séria. Depois do BYD Dolphin e do GWM Ora 03 vendidos a R$ 150.000, a Volvo, uma marca notoriamente de luxo, resolveu apostar pesado no custo-benefício de seu mais novo modelo de entrada, o EX30, que entrou em pré-venda no Brasil e chega às ruas em 2024 entre R$ 220.000 e R$ 280.000.

Posicionado R$ 110.000 abaixo do XC40, que parte de R$ 330.000, o que terá preço de Compass, o Volvo EX30 é o mais novo SUV elétrico de entrada. Notabiliza-se por ter faixa de preço do Jeep Compass e porte de VW T-Cross. Será vendido em quatro versões. Confira a lista completa de preços:

  • Volvo EX30 E40 Core Single Engine 2024 – R$ 219.950
  • Volvo EX30 E60 Core Single Extended Range – R$ 239.950
  • Volvo EX30 E60 Plus Single Extended Range – R$ 264.950
  • Volvo EX30 E60 Ultra Single Extended Range – R$ 279.950

Todos os valores são de pré-venda, mas devem ser mantidos até a chegada efetiva do elétrico às lojas, no começo do ano que vem. A montadora disse que não há um limite de unidades para a compra por esses preços. Os primeiros compradores ganharão, ainda, um carregador portátil e um wallbox de 7,4 kW de brinde.

Como é o Volvo EX30

O visual do Volvo EX30 não perde as linhas de design da marca, mas soma um bom tom futurista, embora minimalista. Os faróis são de LED e as rodas são de 18 polegadas para a versão Core, 19 para a Plus e 20 para a de topo, Ultra.

As lanternas também usam LEDs e são bipartidas, ficando a parte externa da peça posicionada ao lado do vidro traseiro, ao estilo do que víamos em Fiat Punto, Ford Focus ou, mais recentemente, no Ora 03.

Por dentro, o minimalismo aparece novamente. O acabamento em couro sintético para os bancos é de boa qualidade, enquanto as superfícies de painéis frontal e de portas são todas macias ao toque.

Desde a versão mais básica, o EX30 oferece tela única central e digital de 10,3 polegadas. Ela é responsável por mostrar os dados do computador de bordo, como em um Toyota Etios, e é ao mesmo tempo a central multimídia, que conecta Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Volvo EX30 – Motor e potência


Todas as versões do Volvo EX30 têm apenas um motor elétrico, síncrono de ímãs permanentes, localizado no eixo traseiro. Ele rende 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque. A versão de entrada acera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. As demais configurações fazem a mesma prova sendo 0,4 segundo mais rápido.

A diferença está na bateria. A opção mais barata tem o item composto por LFP (lítio-ferro-fosfato), um conjunto menos denso e mais pesado, apesar de ter 51 kWh de capacidade. As demais são de níquel-cobalto-manganês (NMC), mais leves, e têm 69 kWh.

No primeiro caso, o EX30 possui até 344 km de alcance, segundo o ciclo europeu WLTP. A marca ainda não divulgou os dados conforme o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro. Já no segundo, o SUV elétrico roda até 476 km oficiais com uma carga completa.

Como dissemos, o Volvo EX30 2024 tem medidas próximas às de um T-Cross, incluindo a mesma distância entre eixos. São 4.233 mm de comprimento, 2.650 mm de entre-eixos, 1.549 mm de altura e 1.836 mm de largura.

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