Volvo EX30 quer repetir "efeito BYD" e fazer preços dos elétricos despencarem
Depois do BYD Dolphin e do GWM Ora causarem uma corrida pela redução de preços em alguns elétricos, agora será a Volvo quem fará as marcas repensarem suas etiquetas em alguns modelos. Afinal, o EX30 foi lançado com porte de Volkswagen T-Cross, espaço de Toyota Corolla e tabelado em R$ 219.900 na versão de entrada.
Esse preço deverá impactar em diversos modelos. Desde carros de marcas generalistas, como o Chevrolet Bolt EUV, que está tabelado em R$ 279.990, como marcas especializadas nos elétricos, como a JAC, que pede R$ 229.990 pelo SUV E-JS4 e R$ 234.900 pelo sedã E-J7. A GM ainda oferece o Bolt-EV, versão hatch do elétrico, por R$ 329.990.
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A lista de rivais que poderão ser abalados pelo preço muito competitivo do Volvo EX30 conta ainda com Peugeot e-2008, que custa praticamente o mesmo do Volvo, além do hatch e-208, que custa R$ 238.825. Ainda na Stellantis, o conglomerado oferece o Fiat 500e por R$ 214.990, mas que deve ser afetado pelo porte e status do Volvo.
Por fim, a Nissan oferece o Leaf por R$ 298.400, mas vale lembrar que o modelo chegou a ser oferecido ainda este ano por R$ 235.800. Já a BYD vê o Yuan Plus, que custa R$ 269.990, ameaçado.
Movimento no mercado premium
Notoriamente, a Volvo é uma marca premium e seus principais rivais se concentrarão nessa fatia do mercado. Dessa forma, é importante avaliar como seus rivais se comportarão com o lançamento do EX30.
Começando pela Audi, a marca alemã ainda não oferece uma versão elétrica do Q3 ou um carro compacto elétrico no Brasil. Portanto, não verá seus modelos prejudicados no mercado.
O carro elétrico mais barato da BMW é o recém-lançado iX1, a variante elétrica do SUV X1. Ele é tabelado em R$ 421.950. Naturalmente, ele é mais competidor do XC40 do que do EX30 pelo seu porte, mas os dados não são tão distantes.
Em termos de medidas, o BMW iX1 é consideravelmente maior, uma vez que são 4,50 metros de comprimento contra 4,23 m do SUV sueco, mas o entre-eixos é próximo em medida, com 2,69 m para o alemão e 2,65 m para o Volvo.
No quesito desempenho, Volvo e BMW são ainda mais parecidos. O iX1 sai na frente com 313 cv e 50 kgfm de torque, mas com 0 a 100 km/h divulgado em 5,6 segundos. O EX30 faz a mesma arrancada em 5,7 segundos, mesmo tendo “apenas” 272 cv e 34,9 kgfm de torque.
Já para a Mercedes o problema tende a ser ainda maior. O menor SUV elétrico vendido pela marca é o EQA 250 AMG. Ele tem 190 cv e 38,2 kgfm de torque, o que permite fazer o 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. Em porte, ele tem 4,46 m de comprimento e 2,72 m de entre-eixos.
Os alemães dão o troco na autonomia. O Volvo mais simples tem alcance de 344 km, mas podem chegar a 476 km partir para a versão E60 tabelada em R$ 239.950. Esses números são do padrão WLTP, usado na Europa, o padrão do Inmetro ainda não foi divulgado. Já o iX1 roda 430 km com uma carga e o EQA alcança 496 km, sempre pelo WLT.
No entanto, a gritante diferença de preço, ainda que considere o Volvo EX30 com maior autonomia, poderá complicar a vida dos alemãe.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.