Volvo EX30 será "Fiat Pulse" dos SUVs elétricos de luxo e chega em 2024
A Volvo é a líder de vendas entre eletrificados no Brasil. Foram mais de 5.000 vendas em 2022, mas, depois de atingir a meta, a fabricante sueca pretende dobrá-la.
Nesta segunda-feira, 13, durante um evento na capital paulista, a Volvo anunciou que pretende dobrar suas vendas este ano e atingir 10 mil emplacamentos.
Para isso, deveremos ter novidades na base da gama, como XC40 e C40. No entanto, a marca não detalhou quais serão. Outras duas chegadas estão confirmadas: o SUV de sete lugares EX90 e o pequeno EX30, que será o novo modelo de entrada da marca no Brasil.
Você pode se interessar por:
Avaliação: Volvo XC40 Plus é elétrico de luxo mais barato que um Compass
Avaliação: Volvo C40 leva Google a bordo e liga sem ter botão de partida
Volvo implantará garantia vitalícia até para carros que saíram de linha
EX30 e EX90
Durante o ano de 2023, a marca revelará a versão final do que tem sido chamado provisoriamente de EX30. Ele será o modelo de entrada da marca. Especula-se que terá entre 4,10 e 4,30 metros, portanto, porte próximo ao Fiat Pulse.
O nome não está confirmado, assim como as especificações técnicas. São esperadas versões com mais de 300 cv e autonomia na casa dos 400 km, assim como outras, mais básicas, com motor único dianteiro maior racionalidade.
A outra ponta que será atacada é acima do XC90. O EX90, revelado no ano passado, chegará ao Brasil no próximo ano. Os dois modelos entrarão em pré-venda ainda em 2023.
Leia também: Volvo começa a produzir caminhões elétricos que transportam até 44 toneladas
Neste primeiro momento, o EX90 será oferecido com um motor elétrico em cada eixo, rendendo 517 cv de potência e absurdos 92,8 kgfm de torque. A Volvo ainda não detalhou o porte do modelo, garantindo apenas que terá sete lugares.
A bateria do SUV grande tem 111 kWh de capacidade, o que garante até 600 km de autonomia, segundo a fabricante. Apesar disso, segundo a Volvo, a recarga dos 10% para 80% é feita em 30 minutos.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.