VW Nivus: os principais problemas, segundo os donos

SUV cupê foi um dos grandes lançamentos de 2020 e se destaca pelo conforto e design, mas primeiro ano de produção revela problemas comuns
JC
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22.12.2021 às 13:32 • Atualizado em 12.11.2024
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SUV cupê foi um dos grandes lançamentos de 2020 e se destaca pelo conforto e design, mas primeiro ano de produção revela problemas comuns

Por Fernando Miragaya

A Volkswagen tardou a investir em SUVs no mercado brasileiro, mas, quando começou, abriu a porteira. Nos últimos quatro anos, a marca lançou três novos produtos aqui, entre eles o Nivus, que chegou com o “status” de primeiro SUV cupê compacto do mercado nacional. 

E é justamente o estiloso modelo derivado do Polo o tema da série da Mobiauto sobre os “principais problemas, segundo os donos”. Ele foi apresentado em abril do ano passado, pouco depois de “o mundo acabar” devido à pandemia do novo Coronavírus, só que as vendas só começaram mesmo em julho. 

Feito com a estrutura monoblovo do Polo e utilizando plataforma modular MQB, a proposta era de ser um produto de mais estilo que o T-Cross, com posição mais baixa de dirigir, porta-malas maior e pegada mais hatch do que SUV.

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SUV cupê foi um dos grandes lançamentos de 2020 e se destaca pelo conforto e design, mas primeiro ano de produção revela problemas comuns

A linha sempre foi enxuta. O Nivus, desde o lançamento, é vendido somente em duas versões de acabamento, Comfortline e Highline, sempre empurrado pelo motor 200 TSI, um 1.0 três-cilindros 12V turboflex, com injeção direta de combustível, de 116/128 cv (G/E) e 20,4 kgfm. A tração é dianteira e o câmbio, automático de seis marchas.

A opção 170 TSI com caixa manual (mesmo propulsor, porém com 101 cv de potência e 16,8 kgfm de torque) até foi testada, mas as clínicas com potenciais clientes mostraram que uma versão deste tipo ia ser um fiasco em vendas. Atualmente, é oferecida apenas para exportação a mercados como a Argentina.

A transmissão automática Tiptronic fornecida pela Aisin é a mesma de vários outros modelos da VW, mas apresentou problemas na linha Nivus, como veremos a seguir.

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SUV cupê foi um dos grandes lançamentos de 2020 e se destaca pelo conforto e design, mas primeiro ano de produção revela problemas comuns

O custo/benefício também começou interessante no Nivus. A linha era bem equipada e a versão topo de linha, além do bacana quadro de instrumentos digital Active Info Display, foi a primeira no segmento de compactos a oferecer itens de condução semiautônoma, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência.

Coube ao Nivus, ainda, estrear, dentro na gama da marca alemã a central multimídia VW Play, com tela de 10,1” estilo tablet e possibilidade de rotear a internet de smartphones para instalar e utilizar aplicativos diretamente no sistema, como iFood, Deezer e Waze. Porém, esta central é também alvo de muitas reclamações.

Por problemas de produção e falta de semicondutores que afetaram a indústria automobilística como um todo, a Volkswagen, inclusive, deixou de oferecer neste ano a VW Play de série na versão Comfortline por alguns meses. 

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SUV cupê foi um dos grandes lançamentos de 2020 e se destaca pelo conforto e design, mas primeiro ano de produção revela problemas comuns

Além disso, aquele custo/benefício do começo se desidratou com o passar do tempo, devido aos constantes reajustes. O carro foi lançado nas concessionárias em junho de 2020 custando entre R$ 85.890 (Comfortline) e R$ 98.290 (Highline). Hoje, custa entre R$ 110.210 e R$ 127.750.

E assim como qualquer projeto novo em seu primeiro ano de produção, registra muitas reclamações em relação a defeitos pontuais que foram coletadas em sites de defesa do consumidor e grupos de donos do SUV. 

Um dado negativo é que a maioria das queixas registradas no Reclame Aqui não foram respondidas pela fabricante. Confira os principais problemas do VW Nivus, segundo os donos.

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Câmbio 

SUV cupê foi um dos grandes lançamentos de 2020 e se destaca pelo conforto e design, mas primeiro ano de produção revela problemas comuns

Muitos clientes reclamam de vibração excessiva e de ruídos provenientes do câmbio automático de seis marchas do VW Nivus. Segundo os relatos, as trepidações e os barulhos incomuns acontecem nas mudanças das marchas.

Ainda há relatos de desacoplamento involuntário da caixa, que vai para o “Neutro” sozinho e resulta em trancos; demora em “reconhecer” a mudança para “Drive” ou “Rear” também estão entre os depoimentos. Isso em carros dentro da garantia e com menos de 10.000 km rodados. Poucos casos tiveram resposta.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

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VW Play

SUV cupê foi um dos grandes lançamentos de 2020 e se destaca pelo conforto e design, mas primeiro ano de produção revela problemas comuns

Uma das grandes bossas da linha Nivus em seu lançamento é razão de dor de cabeça para muitos usuários. A moderna central VW Play é o tema de várias reclamações, seja em grupos de discussão do carro ou mesmo no Reclame Aqui.

Os relatos envolvem desde a não conexão do Bluetooth, lentidão nas respostas ou o não reconhecimento da porta USB, até problemas no GPS nativo, travamento do sistema e mesmo “tela escura”, especialmente quando o carro fica estacionado sob exposição ao sol por muitas horas. A maioria dos casos ainda não foi resolvida ou está sem resposta.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5 e Caso 6

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Suspensão dianteira e caixa de direção

SUV cupê foi um dos grandes lançamentos de 2020 e se destaca pelo conforto e design, mas primeiro ano de produção revela problemas comuns

Um problema mecânico recorrente no VW Nivus, segundo os donos, diz respeito ao jogo de suspensão dianteira. Muitos motoristas apontam estalos e rangidos vindos da frente, mesmo com o carro passando por imperfeições mínimas da pista. Os depoimentos envolvem modelos com menos de 10.000 km. Há até casos de amortecedores “estourados”.

Consequentemente, ocorreram também queixas de estalos, trepidações e folgas na caixa de direção. Em alguns casos, o problema foi diagnosticado como sendo de um rolamento superior do batente da suspensão, que precisou ser trocado. Uma parte das queixas foi solucionada pela concessionária e/ou montadora.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4 e Caso 5

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Pane elétrica

Mensagens de erro no painel e itens que param de funcionar são outras reclamações comuns de proprietários de Nivus. São vários os testemunhos de panes elétricas no SUV cupê, desde portão de batida que não funciona até erros no ABS e no sensor de pneus.

Em boa parte dos casos, os carros tiveram de ser rebocados até uma concessionária. E, em muitos relatos, o problema elétrico persiste mesmo após reparos. Poucos obtiveram resposta da marca.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

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Pintura

SUV cupê foi um dos grandes lançamentos de 2020 e se destaca pelo conforto e design, mas primeiro ano de produção revela problemas comuns

A qualidade da pintura do Nivus é alvo de críticas de diferentes donos do modelo. Manchas na carroceria, especialmente no capô, e no revestimento dos para-choques são queixas comuns no site do Reclame Aqui.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

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Freios

O desgaste prematuro de peças do sistema de frenagem do SUV cupê da Volkswagen chama a atenção. Em fóruns e sites com donos do veículo, são comuns os relatos de pastilhas comprometidas em unidades com quilometragem bem baixa, antes mesmo da primeira revisão.

Algumas das reclamações falam também de problemas nos discos dos freios dianteiros. Em outra, oxidação das pinças em um carro com menos de 800 km rodados. A montadora ainda não respondeu à boa parte das queixas no Reclame Aqui.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

Imagens: Divulgação

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