14 hatches e sedans que vão invadir o mercado brasileiro em 2022
O ano de 2022 será repleto de lançamentos. A Mobiauto já listou a enxurrada de SUVs e o pacotão de picapes que vão chegar ao Brasil. Agora é hora de revelar quais são os hatches e sedans que devem desembarcar aqui a partir de janeiro.
As duas categorias estão longe dos seus tempos de glória, perdendo mais espaço para os SUVs a cada ano. Até por isso, vemos um volume de novidades mais tímido em relação à lista de lançamentos de utilitários esportivos. No entanto, hatches e sedans ainda têm seu público, então fique de olho no que vem por aí.
Novo Honda Civic
A nossa reportagem mostrou o último Civic nacional saindo da linha de produção na semana passada. Isso mesmo, não teremos mais o sedan médio fabricado no Brasil. Mas isso não quer dizer que ele deixará de ser vendido aqui. A 11ª geração virá importada e, provavelmente, híbrida, para bater de frente com o Toyota Corolla Hybrid.
Leia também: Avaliação: Toyota Corolla híbrido flex é econômico como 1.0 com etanol
Novo Honda City Sedan
Este já foi anunciado oficialmente e chega às lojas em janeiro - inclusive, a Mobiauto já o avaliou neste outro artigo. A nova geração do City Sedan está com visual mais próximo ao do Civic, mais encorpada e com um motor 1.5 aspirado flex de injeção direta, com 126 cv e 15,8 kgfm, e câmbio CVT para brigar com as versões de topo de Volkswagen Virtus, Chevrolet Onix Plus e cia.
Honda City Hatch
Pela primeira vez, o City terá uma versão hatch no Brasil. Esta chegará apenas em março e vai substituir o lendário Fit, que deixa de ser produzido ainda neste ano. Com frente inspirada no Civic e traseira à lá Mercedes A 250, o hatch terá a difícil missão de brigar com Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Argo e VW Polo por aqui. O conjunto mecânico é o mesmo 1.5 do três-volumes.
Leia também: Honda City hatch: os detalhes de como será o sucessor do Fit no Brasil
Novo Volkswagen Jetta
Os SUVs ainda não mataram os sedans médios. Tanto que o Jetta ganhou um tapa no visual e deve vir ao Brasil com o motor 2.0 TSI recalibrado na versão de topo GLi, de modo a se adequar às novas regras de emissões no Brasil.
Novo Volkswagen Virtus
No Brasil desde 2018, o VW Virtus está perto de ganhar sua primeira reestilização profunda. O tapa no visual dará ao veículo uma frente inspirada no SUV cupê Nivus e no próprio Jetta, como a Mobiauto já antecipou.
Além de grade, faróis e pára-choque novos, outra novidade é que o veículo deixará de usar o motor 1.6 MSI para ter o 170 TSI - 1.0 três-cilindros turboflex na calibração usada pelo finado Up! - na versão de entrada.
Leia também: VW Nivus e Polo ganham ar “touch” do Polo europeu, T-Cross vira semiautônomo
Novo Volkswagen Polo
O VW Polo também mudará, mas será diferente do Virtus. Como a Mobiauto apurou em primeira mão, o hatch nacional terá o mesmo visual do europeu no balanço dianteiro, com faróis remodelados, grade iluminada com fita de LED e uma enorme tomada de ar inferior. Além disso, assim como o irmão sedan, trocará o 1.6 MSI pelo 1.0 170 TSI.
Novo Fiat Cronos
O Fiat Cronos recebeu há um ano o emblema Fiat Script e a bandeirinha da Itália na grade, para se alinhar à nova filosofia de design da marca. No próximo ano, não deve receber mudanças no visual, e as alterações estarão concentradas no cofre do motor, com a adição do trem de força 1.3 aspirado com câmbio CVT ao catálogo.
Leia também: Fiat Strada automática enfim é revelada, já acima de R$ 110.000
Novo Fiat Argo
A situação do Argo é a mesma. O hatch também ganhou essas novidades visuais em 2020. E para o próximo ano terá como principal novidade a opção do motor 1.3 com CVT.
Novo Hyundai HB20
A Hyundai parece ter se cansado dos memes em relação ao visual do novo HB20. Três anos depois de ser apresentada, a “segunda geração” do hatchback vai trocar a maquiagem, dividir a grade dianteira em duas partes e ganhar novos faróis.
A motorização deve seguir a mesma que já está em linha, com opções 1.0 aspiradas e 1.0 turbinadas. E, possívelmente, a derivação aventureira HB20X deve deixar o catálogo.
Leia também: Hyundai HB20 mudará visual de novo em 2022 para deixar de ser meme
Novo Hyundai HB20S
O visual flagrado para o hatch será replicado no sedan HB20S. No entanto, em ambos os casos, o desenho da traseira segue uma incógnita.
Novo Toyota Yaris Hatch
O Yaris está esquecido no mercado, mas a Toyota prepara uma reestilização para dar vida nova ao modelo. As mudanças já foram registradas no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) no início deste ano e são inspiradas no Yaris europeu, com novo pára-choque e cara de mau. Só o motor 1.5 deve ser mantido, recalibrado para atender as exigências do Proconve L7.
Leia também: Toyota Yaris Cross: segundo SUV nacional da marca está a caminho
Novo Toyota Yaris Sedan
Assim como acontecerá com a família HB20, teremos o novo visual do Yaris Hatch replicado no sedan. A alteração não deve demorar muito para ser apresentada, principalmente com a chegada de Honda City Sedan em janeiro e City Hatch em março, que será a família rival do Yaris.
Novo Citroën C3
Ele está em cima do muro sobre ser hatch ou SUV, como acontece com o Renault Kwid. O novo visual abandona os traços arredondados, a suspensão é mais elevada e, com isso, o Citroën C3 substituirá de uma vez os antigos C3 e Aircross.
Ele deve chegar no primeiro trimestre de 2022, com opções de motores 1.0 Firefly (três-cilindros do Fiat Argo) e câmbio manual, e - quem sabe - o 1.3 Firefly manual ou CVT de Fiat Strada e Pulse.
Leia também: Novo Citroën C3 terá dedo da Fiat e ares de SUV para renascer no Brasil
Chevrolet Cruze Sport6 RS
O Cruze Sport6 RS estava prometido para este ano. Não só ele, a Chevrolet havia prometido quatro lançamentos este ano, e só concretizou um. Com isso, a versão esportivada do hatch médio ficará para o ano que vem.
O propulsor 1.4 turboflex de 150/153 cv e 24/24,5 kgfm (gasolina/etanol) seguirá no cofre do motor, e as modificações devem estar concentradas no visual e acabamento interno.
Imagens: divulgação / projeções Overboost (Polo e Virtus) e KDesign AG (Hyundai HB20)
Talvez você também se interesse:
IPVA 2022 poderá ser parcelado em até 5 vezes no Estado de SP
Volvo XC40 mata o motor a combustão e passa a ser só elétrico no Brasil
Audi voltará a montar carros no Brasil pela terceira vez
Caoa Chery Tiggo 7 Pro matará o atual e terá versão semiautônoma em 2022
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.