Chevrolet e Honda criarão juntas SUV elétrico “acessível” para o Brasil
General Motors (GM) e Honda já haviam estabelecido uma união para desenvolvimento conjunto de veículos elétricos. A priori, ela se reservava a mercados como os Estados Unidos. Nesta terça-feira (5), as duas corporações anunciaram uma expansão global da parceria, que deve reverberar no Brasil.
“A GM e a Honda vão compartilhar o que tem de melhor em termos de tecnologia, design e manufatura para oferecer uma linha atrativa e mais acessível de veículos elétricos em escala global, incluindo nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, declarou Mary Barra, presidente mundial da General Motors.
Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe
“Este é um passo fundamental para cumprir nosso compromisso de alcançar a neutralidade em carbono de nossos produtos e operações globais até 2040 e eliminar as emissões dos automóveis nos EUA até 2035”, completou a executiva.
Percebeu o uso da expressão "acessível" por parte de Barra? E que, ainda, ela menciona a América do Sul como um dos destinos dessa nova família? Pois bem...
Segundo o comunicado, as duas fabricantes atuarão para criar uma família de SUVs compactos elétricos dotados de baterias do tipo Ultium, em que módulos são agrupados e montados em grandes pacotes instalados diretamente no chassi, aprimorando a rigidez torcional da estrutura e o espaço interno.
Leia também: Como a VW criará carros elétricos nacionais movidos a etanol
Família de compactos elétricos terá baterias do tipo Ultium, desenvolvida pela GM e já presente em modelos como a nova Hummer EV
O conceito, originado na GM, já foi explicado pela Mobiauto neste outro artigo e equipa os elétricos de segunda geração da empresa, como a picape Hummer EV e a nova geração do Chevrolet Equinox, que virará um SUV cupê elétrico na América do Norte.
“As duas empresas estão trabalhando em conjunto para viabilizar a produção, a partir de 2027, de milhões de unidades desta inédita família de veículos elétricos, que inclui modelos tipo SUVs compactos, aproveitando as estratégias de tecnologia, design e suprimento de ambas”, diz o texto da General Motors.
Leia também: Avaliação: Jeep Compass 4xe anda forte e por quase 1.000 km, mas o preço...
Sem cravar produtos ou indicar países, o texto deixa praticamente explícito que o projeto prevê, assim, a comercialização de um SUV compacto elétrico compartilhado entre as marcas Chevrolet e Honda em países como o Brasil. O lançamento deve ocorrer justamente daqui a cinco anos, em 2027.
Além disso, as companhias americana e japonesa se comprometeram a “avaliar oportunidades para o desenvolvimento em conjunto de novas gerações de baterias, no intuito de continuar reduzindo os custos da eletrificação”.
No radar estão as baterias de estado sólido, desenvolvidas pelas duas de modo simultâneo, e as de íons de lítio com silício, esta uma vertente cujo desenvolvimento vem sendo explorado de maneira unilateral pela GM.
Você também pode se interessar por:
Carro híbrido: as 7 dúvidas mais comuns sobre ele
Empresa recicla caminhões velhos a diesel e os converte em elétricos
Brasil está mais para trás na corrida do carro elétrico do que imaginamos
Google Maps vai mostrar rotas em que o carro gasta menos combustível
Jornalista Automotivo