Compass da Alfa Romeo chega à Argentina com motor híbrido confirmado no Brasil
A Alfa Romeo encerrou as suas operações no Brasil em 2006, mas segue vendendo seus carros na Argentina, onde acaba de lançar um modelo que tem semelhanças tecnológicas com carros da Stellantis que serão lançados por aqui nos próximos anos.
O Alfa Romeo Tonale PHEV Tributo Italiano Q4 é a versão topo de linha do SUV médio derivado da plataforma Small Wide, a mesma que originou os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da picape Fiat Toro. O modelo importado da Itália ainda utiliza a tecnologia híbrida plug-in introduzida no Brasil pela Stellantis no Jeep Compass 4Xe e que será incorporada em carros nacionais da companhia.
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O conjunto híbrido combina o motor GSE 1.3 turbo a gasolina de 180 cv de potência e 27,5 kgfm de torque a um propulsor elétrico de 122 cv e 25,5 kgfm instalado no eixo traseiro. Associados ao câmbio automático de seis marchas, os dois motores podem funcionar simultaneamente, atuando como um sistema de tração integral.
Os 280 cv de potência combinada (o torque total não foi informado) permitem ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e alcançar velocidade máxima de 206 km/h.
A Alfa Romeo divulga consumo médio de impressionantes 71 km/l no modo híbrido e autonomia de 59 quilômetros no modo elétrico (a bateria tem 15,5 kWh de capacidade).
O Tonale PHEV Tributo Italiano Q4 é equipado de série com faróis de LED, assistências de condução semiautônomas, reconhecimento de sinais de trânsito, bancos de couro, rodas de liga leve de 20 polegadas, freios Brembo, entre outros. O seu preço sugerido no país vizinho é de salgados US$ 88 mil, equivalente a R$ 492 mil em conversão direta na cotação atual sem impostos.
Já as versões Sprint e Veloce MHEV do Alfa Romeo Tonale vendidas na Argentina são movidas pelo motor 1.5 turbo a gasolina de 160 cv e 24 kgfm, auxiliado por um sistema híbrido-leve de 48 volts que alimenta um motor elétrico 20 cv e 6 kgfm.
Nessas configurações, o SUV possui tração apenas dianteira, gerenciada pelo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Essa transmissão também foi confirmada pela Stellantis para carros fabricados no Brasil, como os Jeep Compass e Commander e a Fiat Toro. Os modelos nacionais, no entanto, seguirão com o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm utilizado atualmente.