De repente a Mercedes-Benz é a marca com mais carros elétricos no Brasil

Mercedes-Benz parecia não se preocupar muito com a eletrificação no Brasil, até que lançou cinco carros elétricos no mesmo ano, saindo na frente da concorrência.
Camila Torres
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04.11.2022 às 16:04 • Atualizado em 29.05.2024
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Mercedes-Benz parecia não se preocupar muito com a eletrificação no Brasil, até que lançou cinco carros elétricos no mesmo ano, saindo na frente da concorrência.

Sem alardes ou grandes eventos, em um ano, a Mercedes-Benz lançou cinco carros elétrico no Brasil, o que a tornou a fabricante com mais carros elétricos à venda por aqui. De uma só vez, ela lançou mais três modelos movidos a bateria na última sexta-feira (28), para completar o portfólio da marca: EQA, EQB e EQE. 

A Mercedes-Benz agora também é a marca com a maior leque de preços do mercado, quando se trata de elétricos, com preços entre R$ 480.900 a R$ 1.399.900. Os alemães são mesmo traiçoeiros (no bom sentido da coisa), quando achamos que eles estavam alheios a eletrificação, eles estavam bem atentos ao mercado e meteram cinco gols, ops, cinco carros, um atrás do outro.

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Por essa, as marcas chinesas que estão desembarcando no Brasil com propostas ousadas de eletrificação não esperam. E a Mercedes-Benz mostrou ser a marca mais prepara para enfrentar a concorrência, seja de veteranos ou de novatos. 

Mercedes-Benz parecia não se preocupar muito com a eletrificação no Brasil, até que lançou cinco carros elétricos no mesmo ano, saindo na frente da concorrência.

Com os lançamentos, a marca pretende atacar diferentes públicos: o EQA, é para o público de entrada da marca. O EQB vem para atender os clientes dos carros de sete lugares. O EQC é uma proposta mais luxuosa de SUV. O EQE é um sedan destinado a um público mais endinheirado, mas ainda conservador. E o EQS é para mostrar que a Mercedes é capaz de ultrapassar os próprios limites quando quer impressionar. 

Nossa experiência com os três mais novos lançamentos foi bem breve. Saíamos em dupla do parque Ibirapuera e íamos até a Cinemateca. Menos de 2 km, o que leva em torno de 5 minutos. Depois, quem foi no banco do passageiro passava para a posição de motorista. 

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Foi apenas um pequeno contato, curto demais para oferecer muitas impressões, mas abaixo vamos contar alguns detalhes dos cinco elétricos da Mercedes, com base no que já sabíamos do modelo e com a nossa “volta rápida”. 


Mercedes-Benz EQA

Mercedes-Benz parecia não se preocupar muito com a eletrificação no Brasil, até que lançou cinco carros elétricos no mesmo ano, saindo na frente da concorrência.

Preço: R$ 480.900

O Mercedes-Benz EQA é a variante elétrica do irmão GLA. Seu principal concorrente atualmente é o Volvo XC40 Recharge, embora o rival sueco seja mais potente e mais barato até mesmo na versão topo de linha, a Ultimate. 

Analisando apenas a ficha técnica do EQA, os 190 parecem não oferecer um desempenho esperto considerando que na variante elétrica, o modelo ganhou cerca de 500 kg. 

Porém, os quase 40 kgfm de torque que são entregues instantaneamente, conferem muita agilidade nas arrancadas e retomadas. Não à toa, o 0 a 100 km/h é cumprido em 8,6 segundos. Nada mal para um SUV de mais de 2.000 kg. 

Como já citado, nossa experiência com o EQB foi de pouco mais de 3 km, cerca de 10 minutos. No trânsito de São Paulo, não deu para detectar os pontos altos e baixos do SUV. Algo interessante, que pudemos testar no trajeto é a sua regeneração através das aletas. Há três níveis de regeneração, na mais intensa, praticamente não precisa usar o pedal do freio se controlar bem no pedal do acelerador.

Mercedes-Benz parecia não se preocupar muito com a eletrificação no Brasil, até que lançou cinco carros elétricos no mesmo ano, saindo na frente da concorrência.

Desempenho: motor elétrico de 190 cv e 39,2 kgfm de torque / 0 a 100 km/h: 8,6 segundos / Velocidade máxima: 160 km/h

Bateria: 66,5 kWh

Autonomia: 496 km (Ciclo WLTP)

Carregamento: carga CC 10%-80% SOC (líquido) estação de carregamento rápido: 32 minutos / carga CA 10%-100% SOC (líquido) wallbox/estações de carregamento públicas: 6h25 

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Mercedes-Benz EQB

Mercedes-Benz parecia não se preocupar muito com a eletrificação no Brasil, até que lançou cinco carros elétricos no mesmo ano, saindo na frente da concorrência.

Preço: R$ 502.900

O EQB é a variante elétrica do carro mais vendido da Mercedes-Benz este ano, o GLB. Trata-se do Segundo carro elétrico de sete lugares à venda no Brasil. A BYD que já tinha um grande desafio por aqui, agora tem um rival direto para disputar mercado. 

Se o EQB tem como trunfo a marca a qual pertence, o TAN sai na vantagem no desempenho, afinal são 517 cv e 69,3 kgfm de torque e oferece praticamente a mesma autonomia do SUV da Mercedes-Benz. Outro ponto, é que o modelo da BYD tem uma proposta bem mais luxuosa e impactante. 

Na nossa volta no quarteirão, o EQB mostrou uma dirigibilidade muito parecida com o do EQA, afinal, eles compartilham tudo, desde equipamentos até a motorização. A única diferença é que um tem cinco assentos e o outro sete. Mas sem todos os passageiros a bordo, a mudança no desempenho é imperceptível.

Sobre o visual, como vocês podem ver, poucas coisas os diferem das variantes a combustão. Na linha EQ, a grade é fechada, seguindo uma proposta de carro elétrico, e na traseira, os faróis são ligados um ao outra pela faixa na tampa do porta-malas.  

Desempenho: motor elétrico de 190 cv e 39,2 kgfm de torque / 0 a 100 km/h: 8,9 segundos / Velocidade máxima: 160 km/h

Bateria: 66,5 kWh

Autonomia: 474 km (Ciclo WLTP)

Carregamento: carga CC 10%-80% SOC (líquido) estação de carregamento rápido: 32 minutos / carga CA 10%-100% SOC (líquido) wallbox/estações de carregamento públicas: 6h25 

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Mercedes-Benz EQE

Mercedes-Benz parecia não se preocupar muito com a eletrificação no Brasil, até que lançou cinco carros elétricos no mesmo ano, saindo na frente da concorrência.

Preço: R$ 709.900

O EQE é uma variante do sedan Classe E, só que não divide a mesma base. Um dos diferenciais do EQE em relação aos modelos acima, é que o sedan foi concebido como um modelo elétrico, usando uma plataforma própria o que além de proporcionar uma autonomia muito mais interessante e um visual inédito.

O Mercedes-Benz EQE é o carro elétrico com maior autonomia no Brasil, são 645 km com uma carga. Antes do seu lançamento, o dono do título era o BMW iX com 630 km de autonomia. 

Mercedes-Benz parecia não se preocupar muito com a eletrificação no Brasil, até que lançou cinco carros elétricos no mesmo ano, saindo na frente da concorrência.

O interior do carro é muito requintado, com vários toques de carro de luxo. Além disso, os três modelos contam com o pacote de segurança ativa que inclui: frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa com correção do volante, pacote de iluminação ambiente, bancos e volante com ajustes elétricos, teto panorâmico e carregador de celular por indução.

O modelo conta ainda com uma série limitada Edition One de 13 unidades, uma para cada concessionária EQ no país. Como diferenciais, essa versão oferece acabamento em couro bege, revestimento em madeira texturizada e detalhes em cobre. Um concorrente a altura do Audi E-Tron, Porsche Taycan e Taycan Cross.

Mercedes-Benz parecia não se preocupar muito com a eletrificação no Brasil, até que lançou cinco carros elétricos no mesmo ano, saindo na frente da concorrência.

Desempenho: motor elétrico de 245 cv e 56 kgfm de torque / 0 a 100 km/h: 7,3 segundos / Velocidade máxima: 210 km/h

Bateria: 89 kWh

Autonomia: 645 km (Ciclo WLTP)

Carregamento: carga CC 10%-80% SOC (líquido) estação de carregamento rápido: 31 minutos / carga CA 10%-100% SOC (líquido) wallbox/estações de carregamento públicas: 8h 

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Mercedes-Benz EQC

Mercedes-Benz parecia não se preocupar muito com a eletrificação no Brasil, até que lançou cinco carros elétricos no mesmo ano, saindo na frente da concorrência.

No início deste ano, desembarcava o primeiro carro elétrico da Mercedes-Benz por aqui. O EQC utiliza a mesma base do consagrado GLC. A escolha se deu por diversos motivos, o principal deles seria acelerar a entrada da marca no segmento de elétricos. 

A Mercedes-Benz aproveitou a escolha para brincar um pouco, ao mesmo tempo que o EQC segue um conceito mais conservador, ele traz vários toques de modernidade, como por exemplo, as rodas com design ousado combinando as cores azul e prata. Por dentro, o visual é muito característico da marca. 

Preço: R$ 693.900 – R$ 708.900

O Mercedes-Benz EQC é para quem deseja um SUV mais avantajado em medidas e com muito mais diversão ao volante. Afinal, são 408 cv e um 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. 

Desempenho: dois motores elétrico de 204 cv e 38,7 kgfm de torque / desempenho combinado: 408 cv e 77,5 kgfm de torque / 0 a 100 km/h: 5,1 segundos / Velocidade máxima: 180 km/h

Bateria: 80 kWh

Autonomia: 440 km (Ciclo WLTP)

Carregamento: carga CC 10%-80% SOC (líquido) estação de carregamento rápido: 40 minutos / carga CA 10%-100% SOC (líquido) wallbox/estações de carregamento públicas: 7h5 

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Mercedes-AMG EQS 

Mercedes-Benz parecia não se preocupar muito com a eletrificação no Brasil, até que lançou cinco carros elétricos no mesmo ano, saindo na frente da concorrência.

Preço: R$ 1.399.900

Também lançado este ano, só que alguns meses atrás, o Mercedes-AMG EQS é um verdadeiro delírio. O seu visual é estrondoso assim como seu desempenho. No habitáculo, os passageiros se sentem já em 2030. Todo o painel é composto por uma enorme tela. O apelo é muito mais futurista que o do Porsche Taycan, por exemplo. 

No Brasil, não temos nada parecido para comparar. O espaço é de uma sala de cinema. Uma limosine de cinco lugares. A Mercedes que é conhecida por oferecer luxo de uma forma mais discreta, mudou um pouco a fórmula e resolveu ostentar. Mas para desfrutar de tudo isso, é preciso estar disposto a se desprender de R$ 1.399.900.

Desempenho: dois motores elétricos, o dianteiro de 238 cv e o traseiro de 455 cv / desempenho combinado: 658 cv e 96,8 kgfm de torque / 0 a 100 km/h: 3,8 segundos / Velocidade máxima: 220 km/h

Potência extra: com o pacote Dynamic Plus o desempenho combinado passa para 761 cv e 104 mkgf de torque

Bateria: 108,4 kWh

Autonomia: 526 - 580 km (Ciclo WLTP)

Carregamento: carga CC 10%-80% SOC (líquido) estação de carregamento rápido: 30 minutos / carga CA 10%-100% SOC (líquido) wallbox/estações de carregamento públicas: 10h


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