Encher o tanque da Ford F-150 custa metade de um salário mínimo
A Ford F-150 chega ao Brasil para integrar o mercado de picapes grandes e será a mais potente do segmento. Seu valor ainda não foi revelado, mas usando como referência a Ram 1500, que é sua rival, podemos esperar algo próximo dos R$ 500.000.
É fato que um veículo desse porte não é para qualquer um, não só por uma questão de gosto, mas também de bolso. No entanto, neste texto não vamos falar dos preços astronômicos de manutenção de uma Ford F-150, como fizemos com as grandalhonas da Ram. O foco aqui é o outro: o custo para abastecer.
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O tanque da F-150 tem nada mais, nada menos que 136 litros - são quase quatro tanques do Renault Kwid (38 litros). Considerando que o valor médio da gasolina no Brasil está R$ 5,12, seguindo o último levantamento realizado pela Petrobras (período de 29/01/2023 a 04/02/2023), encher o tanque dessa grandona aqui custa R$ 696,32.
Esse valor é equivalente a mais da metade (54%) de um salário-mínimo brasileiro, que atualmente é concedido no valor de R$ 1.302. E isso só reforça que a F-150 não é um carro só para quem tem dinheiro para comprar, mas para quem tem sobrando o suficiente para manter.
Pelo menos há uma notícia boa para os interessados nela. Seu consumo é significativamente melhor que o da Ram 1500. Enquanto a rival faz 5,4 km/l na cidade e 6,8 km/litro na estrada com gasolina, a picape da Ford faz 6,3 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada com o mesmo combustível, segundo o Inmetro.
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E isso ajuda bastante no quesito autonomia. Afinal, embora você gaste quase R$ 700 para encher o tanque da F-150, com esses números de consumo, pode rodar 1.169 quilômetros totais. Isso é suficiente para ir de São Paulo até Brasília sem visitar nem um posto de gasolina pela estrada.
Resta saber se o proprietário conseguirá fazer todo esse trajeto com o pé manso, sem dar nenhuma pisadinha a mais no acelerador para sentir os 405 cv do motor V8. Pois se pisar, pode esquecer toda essa matemática.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.