Exclusivo: VW Polo Track terá consumo pior e será mais alto que o MPi
O Volkswagen Polo Track será o novo veículo mais barato da montadora em nosso mercado, algo que a Mobiauto adiantou em setembro de 2020. Apesar de o lançamento oficial estar marcado para meados de fevereiro, o hatch já começou a chegar nas concessionárias e nossa reportagem foi conhecê-lo.
O Polo Track 2023 terá visual diferente do restante da linha do novo Polo, pacote enxuto de equipamentos e a difícil missão de suceder o lendário Gol como novo carro de entrada da Volkswagen no Brasil.
Como a Mobiauto já revelou na última semana, o veículo é anunciado nas lojas por R$ 79.990, mas R$ 900 se referem a um pacote opcional, chamado Media Plus II - que adiciona rádio, volante multifuncional, antena, entre outros itens. Sem ele, seu preço básico baixa para R$ 79.090.
O que mais chamou a atenção é que, mesmo compartilhando carroceria e motorização com o novo Polo 1.0 MPi, o Polo Track terá um consumo de combustível inferior no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Compare os números:
Consumo VW Polo Track 1.0 MPI:
- Cidade: 9,3 km/l com etanol 13,5 km/l com gasolina
- Estrada: 10,5 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina
Consumo Novo VW Polo 1.0 MPI:
- Cidade: 9,6 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina
- Estrada: 10,9 km/l com etanol e 15,4 km/l com gasolina
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Comparando os números, vemos que o VW Polo Track tem desempenho ligeiramente inferior ao do novo Polo MPi em todos os ciclos. Como isso pode acontecer se ambos compartilham plataforma, carroceria, motor e câmbio? Ainda mais porque o Polo Track, por ser menos equipado, deve ser mais leve.
A justificativa pode estar no vão livre do solo. Embora a Volkswagen ainda não tenha divulgado a ficha técnica do Polo Track, medimos a altura da carroceria em relação ao solo do hatch na concessionária à base do “palmômetro” (com a palma da mão no centro do entre-eixos) e comparamos com a do Polo MPi 2023.
E o que constatamos é que o Polo Track será mais alto, a fim de priorizar ângulos mais generosos na transposição de obstáculos. Isso impacta diretamente na aerodinâmica do hatch, o que, consequentemente, afeta seu consumo, mesmo que de forma sutil.
O que mais o VW Polo Track tem
Falando do visual externo, o VW Polo Track 2023 traz para-choque dianteiro novo com tomada de ar inferior com miolo do tipo colmeia, como também é a grade frontal.
Diferente do que víamos no VW Polo antes de ele receber o facelift, o acabamento superior da grade não tem a cor da carroceria, mas sim preto fosco, e é em plástico rígido. Além disso, leva o emblema novo da marca.
Os faróis têm carcaça muito similar à linha anterior do hatch, mas a parte interna é inédita, com novo desenho de base, divisões novas e luzes sempre halógenas. O acabamento da capa dos espelhos retrovisores e as maçanetas das portas são pintados de preto para casar com as calotas escurecidas.
As rodas são de aço com “supercalotas” escurecidas aro 15, com pneus 185/65. A grande novidade é que elas têm apenas quatro furos e não cinco, como toda a gama do novo Polo e inclusive as linhas anteriores do hatch de sexta geração.
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A traseira recebe a mesma lanterna escurecida do novo Polo, mas a assinatura na tampa do porta-malas, abaixo do novo emblema, é “Track”. O para-choque traseiro é parecido, mas no Polo Track o apoio da placa e toda a parte inferior da peça vem em preto fosco e não na cor da carroceria.
Por dentro, temos bancos em tecido com encostos de cabeça integrados nos dianteiros, além de acabamento mesclando preto, cinza e vermelho nas costuras, exatamente como no novo Polo MPi. Há ajuste manual de altura para o motorista e o banco de trás é rebatível, mas não bipartido, como no Polo 1.0 MPi 2023.
Em igualdade, temos ainda o quadro de instrumentos analógico e o console central, que no Polo Track manteve até o botão de abertura interna do porta-malas, além das duas portas USB do tipo C, os comandos do ar-condicionado e os porta-objetos. O envolvente do painel tem uma textura diferente e sobressalente no acabamento.
Vale lembrar que o Polo Track será empurrado pelo já conhecido motor 1.0 MPi aspirado flex de três cilindros e 12 válvulas. Rende 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina, sendo 84 cv e 10,3 kgfm com etanol, sempre gerenciado por um câmbio manual de cinco marchas.
Imagens: Renan Bandeira / Mobiauto
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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.