Fiat Fastback Abarth custará R$ 160.000 com mesmo 0 a 100 km/h do Pulse
Depois de muita expectativa e alguns flagras, a Stellantis finalmente revelou o Fiat Fastback Abarth 2024. A versão esportiva do SUV cupê chega como o segundo produto da marca do escorpião em seu retorno ao Brasil. O preço surpreende: R$ 159.990, R$ 10.000 a mais do que o Pulse Abarth.
Como previsto, o Fastback Abarth chega como versão mais cara na linha 2024 do modelo, ficando posicionado acima do Fastback Limited Edition by Abarth. O problema é que este teve que ter seu preço reduzido para R$ 154.990. Antes, custava R$ 162.490.
Você também pode se interessar por:
- Fiat Pulse Bio-Hybrid: como será o primeiro híbrido flex da marca
- Exclusivo: Fiat Strada turbo já vende mais que Amarok e Frontier
- Fiat Fastback vs Jeep Renegade: qual SUV leva a melhor no duelo caseiro?
- Nova Fiat Toro: os principais problemas, segundo os donos
Como é o Fastback Abarth 2024
O Fiat Fastback Abarth 2024 estreia com estilo próprio para se descolar do Limited Edition by Abarth. Seu principal diferencial está na grade frontal com acabamento em colmeia e as quatro barras verticais logo abaixo, mesma solução aplicada ao irmão Pulse Abarth. Traz, também, o logotipo do escorpião no lugar do da Fiat.
Já o para-choque dianteiro ostenta um filete vermelho em sua parte inferior, enquanto as entradas de ar verticais nas extremidades têm pintura em preto brilhante. Os faróis full-LED são acompanhados pelo filete horizontal na parte superior, trazendo acabamento em material que imita fibra de carbono.
As rodas de 18 polegadas são exclusivas da versão esportiva e calçam pneus 215/45, enquanto que, na lateral, as molduras da caixas de roda trazem acabamento pintado na mesma cor da carroceria, assim como os plásticos na base das portas laterais. A inspiração veio dos Jeep Compass Série S e Commander Overland.
Essa foi uma forma de diferenciar a versão esportiva das demais, sem contar que não traz as faixas laterais do Pulse Abarth, de forma a deixar seu visual menos carregado e mais sofisticado, por assim dizer. É possível aplicar essas faixas laterais com a inscrição Abarth como acessório, personalização da Poisoned by Mopar.
Na traseira, temos um discreto spoiler traseiro na tampa pintado de preto brilhante, que acaba auxiliando na aerodinâmica do carro. Além disso, o para-choque traseiro foi levemente reformulado e passa a contar com dupla saída de escapamento – que tem um ronco mais grave e até com os famosos pipocos do Pulse Abarth.
Fastback Abarth 2024 - Interior
Por dentro o novo Fastback Abarth 2024 segue a mesma linhagem do Pulse Abarth, trazendo quadro de instrumentos digital de 7 polegadas com layout exclusivo e informações de pressão do turbo e força G, além de costuras vermelhas nos painéis das portas, volante, bancos e painel central.
Aliás, assim como o irmão menor, o SUV cupê inclui acabamento macio ao toque e com visual de fibra de carbono em toda a extensão do painel. Uma plaqueta com o logotipo da Abarth traz o ar de exclusividade para o esportivo, assim como os frisos em vermelho e o volante com o logotipo do escorpião e o botão do modo esportivo Poison.
Suspensão preparada, perda de peso
A motorização é a mesma do Pulse Abarth, o que não é ruim, já que temos o 1.3 turbo flex Turbo 270 que entrega 180 cv de potência com gasolina e 185 cv com etanol a 5.750 rpm, sendo 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm com ambos os combustíveis. O câmbio automático de seis marchas da Aisin é o mesmo da versão Limited Edition, mas com trocas mais rápidas no modo Poison.
Temos aqui, também, o mesmo sistema de vetorização de torque do Pulse Abarth, mas que é uma exclusividade para a gama Fastback. Esse recurso otimiza o desempenho do carro ao distribuir o torque entre as rodas dianteiras em curvas, o que acaba auxiliando numa condução mais animada.
Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h do Fastback Abarth é feita em 7,6 segundos, enquanto a velocidade máxima fica em 220 km/h (números com etanol). Com gasolina, temos 8 segundos de 0 a 100 km/h e 219 km/h de velocidade máxima. São 0,5 s a menos do que o Limited Edition, conforme antecipado pela Mobiauto.
Curiosamente, seu 0 a 100 km/h oficial é o mesmo do Pulse Abarth, mesmo com o peso 18 kg maior (1.299 kg contra 1.281 kg do irmão). Outro dado que melhorou em relação ao Fastback 1.3 turbo convencional foi a retomada de 80 a 120 km/h, feita em 5 segundos contra 5,3 s. Tudo graças à redução em 1,4% do arrasto aerodinâmico (Cx).
Outro ajuste mecânico do Fastback Abarth 2024 em relação à versão Limited Edition Turbo 270 é a suspensão, 5 mm mais baixa (o que ajuda a explicar a melhora aerodinâmica) e consideravelmente mais firme. Além disso, ele é 5 kg mais leve, tendo "emagrecido" 2 kg apenas no sistema de escape.
As molas ficaram 7% mais rígidas na dianteira e 6% na traseira, enquanto os amortecedores ficaram 12% mais estáveis na dianteira e 21% na traseira. Com a nova regulagem, o Fiat Fastback Abarth 2024 tem 18,7 cm de vão livre do solo, contra 19,2 cm da variante civil.
Fastback Abarth 2024 – itens de série
- Modo de condução esportivo Poison
- Sistema de vetorização de torque
- Painel com tela de 7” com layout exclusivo (3 modos de visualização)
- Freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold
- Faróis e lanternas full-LED
- Ar-condicionado digital automático
- Central multimídia com tela de 10,1 polegadas
- Conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fios
- Carregador de celular por indução
- Entradas USB
- Alerta de colisão frontal
- Frenagem autônoma de emergência
- Alerta de saída de faixa com correção ativa
- Comutação automática do farol alto
- Seis airbags
- Controles de estabilidade e tração
- Limpadores do para-brisa com acionamento automático
- Paddle-shifts para trocas manuais de marchas
- Rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 205/45
- Plataforma de serviços conectados Connect Me
- Bancos de couro sintético
- Chave presencial para acesso e partida
- Cores: Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.