Flagra: Chevrolet testa misterioso SUV cupê maior que o Tracker

Modelo seria uma aposta ousada para brigar com o Jeep Compass a partir de 2023 e poderia ser o tal “Projeto AVA” a ser produzido na Argentina
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04.01.2022 às 02:04 • Atualizado em 29.05.2024
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Modelo seria uma aposta ousada para brigar com o Jeep Compass a partir de 2023 e poderia ser o tal “Projeto AVA” a ser produzido na Argentina

2022 não começou quente, mas sim fervendo. Em meio ao turbilhão de notícias nas áreas de política e saúde, a GM resolveu tirar da toca um misterioso protótipo de SUV cupê com porte compacto-médio. 

O flagra, divulgado pelo site Burlappcar, foi feito na Coreia do Sul, onde a fabricante mantém um centro de Pesquisa & Desenvolvimento utilizado, muitas vezes, para projetos voltados a países emergentes. Foi lá, por exemplo, que a nova geração da Chevrolet Montana deu as caras pela primeira vez.

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Embora as fotografias tenham qualidade baixa, é possível notar que o SUV cupê possui similaridades com o nosso Chevrolet Tracker, como a posição do para-brisa, a disposição das colunas A e B, as rodas com cinco pontos de fixação e a silhueta das portas laterais dianteiras. Nas filigranas, porém, percebe-se outras muitas diferenças.

O balanço dianteiro parece mais proeminente e bicudo; os retrovisores externos são distintos; os contornos das caixas de roda formam arcos mais perfeitos, sem flertar com formato de trapézio; mais importante, as portas laterais traseiras são maiores e já integram as vigias, denotando um entre-eixos esticado.

Isso sem falar, é claro, na traseira com caimento cupê. Já o visual dianteiro deve seguir a linha da próxima geração da Montana, com faróis de nível duplo e grade alargada.

Se se confirmar o uso da plataforma GEM nesse produto, visto que ela é voltada a veículos específicos para mercados como Brasil e China, o intrigante SUV cupê poderia bem ser o “Projeto Tango” ou “Projeto AVA (Alto Valor Agregado)”, tão aventado para produção na Argentina nos últimos anos. 

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Modelo seria uma aposta ousada para brigar com o Jeep Compass a partir de 2023 e poderia ser o tal “Projeto AVA” a ser produzido na Argentina

O complexo de Alvear, localizado em Rosário (província de Santa Fe), fabrica atualmente os irmãos Cruze Sport6 e Sedan, mas já se sabe que ambos não sobreviverão por muito tempo. Desde abril do ano passado, a linha vem recebendo adaptações para comportar a matriz GEM e produzir um novo modelo. O investimento é de US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,8 bilhões).

O projeto original previa o início da produção no fim de 2021, mas a pandemia do coronavírus atrasou tudo e o lançamento desse ainda desconhecido produto deve ficar agora para meados de 2023.

Quer outra peça para este quebra-cabeças? O atual presidente argentino, Alberto Fernández, deixou escapar em 2019, quando ainda era candidato à cadeira, que o local seria responsável pelo fabrico de “una nueva camioneta”. “Camioneta”, em espanhol portenho, pode ser traduzido como SUV.

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Embora haja rumores de que o modelo escolhido para a planta de Alvear seja o próprio Tracker, de modo compartilhado com São Caetano do Sul (SP), a sigla AVA indica um produto maior e mais caro. Este SUV cupê viria bem a calhar, ocupando o espaço entre Tracker e Equinox na briga direta contra Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross.

Por ser maior e mais pesado, teria que utilizar uma motorização mais forte do que os atuais 1.0 e 1.2 três-cilindros turbo sem injeção direta da família CSS Prime, usados por Tracker e Onix. É aí que entra na jogada a nova Montana, também maior, e que, por isso mesmo, terá que vir com um propulsor mais robusto para encarar a Fiat Toro.

Um bom candidato é o 1.3 turbo com injeção variável usado pelo Tracker chinês. Movido só a gasolina, rende 165 cv e 24,4 kgfm no país asiático. Aqui, poderia bem alcançar 170 cv e 25 kgfm quando convertido para ser flex e trabalhar com etanol. E se tornaria uma ótima opção também para o misterioso SUV cupê.

Imagens: Burlappcar.com

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