Honda fará ofensiva SUV com HR-V, “Civic Cross” e CR-V híbrido no Brasil

Além da 2ª geração do SUV nacional, derivado do City, marca terá HR-V americano, maior, com base de Civic e outro nome, e CR-V e:HEV em 2023
Renan Bandeira
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20.04.2022 às 15:30 • Atualizado em 29.05.2024
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Além da 2ª geração do SUV nacional, derivado do City, marca terá HR-V americano, maior, com base de Civic e outro nome, e CR-V e:HEV em 2023

Depois de enxugar a gama de modelos nos últimos meses, a Honda enfim anunciou, nesta quarta-feira (20), como voltará a deixar seu catálogo de veículos mais encorpado no Brasil. 

A primeira novidade, que surpreende um total de zero pessoa, é a segunda geração do HR-V nacional, aproveitando a mesma plataforma atual, também usada pela nova família City sedan e City hatch

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Além da 2ª geração do SUV nacional, derivado do City, marca terá HR-V americano, maior, com base de Civic e outro nome, e CR-V e:HEV em 2023

O lançamento foi confirmado para agosto, com duas motorizações 1.5 flex com injeção direta de combustível - a primeira, aspirada, rende até 126 cv e 15,8 kgfm, já sendo usada pelos novos City; a segunda, turboflex, é a mesma usina do atual HR-V Touring, porém recalibrada e preparada para receber etanol.

Todas devem usar apenas câmbio automático do tipo CVT. Ainda de acordo com a marca, serão quatro versões, duas aspiradas e duas turbo. Nossa aposta é que elas se chamem, respectivamente, EX, EXL, Touring e RS, esta última esportivada e com visual diferente (incluindo uma grade exclusiva, já adiantada na Ásia).

Leia também: Avaliação: novo Honda City consegue consolar os órfãos do Civic?

Um HR-V tamanho P, outro tamanho M com outro nome

Além da 2ª geração do SUV nacional, derivado do City, marca terá HR-V americano, maior, com base de Civic e outro nome, e CR-V e:HEV em 2023

Porém, o que mais chamou atenção foi a confirmação da chegada de um segundo HR-V, o dos Estados Unidos. Embora o nome seja o mesmo do SUV compacto da marca no Brasil, não há semelhanças entre os dois modelos. Por isso mesmo, vem sendo chamado pela Honda de “SUV inédito”.

O novo HR-V americano é o modelo que vinha sendo chamado de “Civic Cross” durante a fase de desenvolvimento, pois é construído sobre a plataforma da 11ª geração do Civic sedan - já confirmada para chegar no último trimestre deste ano.

Além da 2ª geração do SUV nacional, derivado do City, marca terá HR-V americano, maior, com base de Civic e outro nome, e CR-V e:HEV em 2023

Apesar de ter sido apelidado de Civic Cross na Ásia e batizado HR-V nos EUA, o modelo virá ao nosso mercado provavelmente com outro nome, justamente para se diferenciar do homônimo nacional e bater de frente com Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e VW Taos

O visual é bem diferente dos veículos vendidos pela montadora aqui, tendo apenas a traseira com linhas parecidas com as que vemos no novo City Hatch. A dianteira lembra a do Ford Kuga, com grade frontal mais robusta e descolada dos faróis e das linhas do capô.

Além da 2ª geração do SUV nacional, derivado do City, marca terá HR-V americano, maior, com base de Civic e outro nome, e CR-V e:HEV em 2023

O interior ainda é uma incógnita, embora já tenhamos o spoiler do console de dois níveis à la Caoa Chery. No mais, o SUV deve beber muiti da fonte do novo Civic.

Também não há informações sobre a motorização do novato. Embora ele use a plataforma do icônico sedan, o comunicado dá a entender que sua motorização não será eletrificada. Deve trazer, assim, um motor 1.5 turbo a combustão de 183 cv.

Além da 2ª geração do SUV nacional, derivado do City, marca terá HR-V americano, maior, com base de Civic e outro nome, e CR-V e:HEV em 2023

Leia também: Avaliação: Honda City hatch é melhor que o Fit. Terá o mesmo sucesso?

CR-V e:HEV, o terceiro híbrido da marca no país

Para completar o time de SUVs, a Honda anunciou que o CR-V e:HEV desembarca no Brasil, também em 2023, como a Mobiauto já previa. Ele será o terceiro modelo híbrido da marca em nosso mercado, depois do Accord (descontinuado de modo relâmpago) e do próprio Civic.

Seu trem de força deve ser o mesmo dos irmãos: um motor a combustão e outros dois elétricos, um gerador e um de tração, que se intercalam, mas nunca trabalham juntos. A

Por fim, além da chegada do Honda Civic híbrido, que a Mobiauto já contou aqui, a fabricante confirmou que a versão esportiva Type R também será comercializada em Terras Tupiniquins.

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