Honda RS Concept: SUV conceito que inspira o sucessor do WR-V

Protótipo tem pegada esportiva, design alinhado à nova filosofia da marca e deve inspirar o ZR-V, sucessor do SUV compacto WR-V em mercados emergentes
Renan Bandeira
Por
11.11.2021 às 22:13 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Protótipo tem pegada esportiva, design alinhado à nova filosofia da marca e deve inspirar o ZR-V, sucessor do SUV compacto WR-V em mercados emergentes

A Honda apresentou, nesta quinta-feira (11), o conceito do sucessor do SUV pequeno WR-V para o mercado asiático. O RS Concept, mostrado em um salão automotivo na Indonésia, antecipa as linhas do Z-RV, um futuro SUV pequeno que deve usar plataforma e motor da nova família City.

Nova família City que, por sinal, será lançada nos próximos dias no Brasil, o que significa que há boas chances de esse produto chegar ao nosso mercado nos próximos anos para também substituir o WR-V. Caso isso aconteça, não será antes de 2023. 

A configuração apresentada ainda é um protótipo e tem pegada esportiva (daí a sigla RS), incluindo pintura bicolor e rodas escurecidas. Ainda que seja apenas um conceito, indica que o substituto do WR-V terá linhas conversando com a nova filosofia de design da Honda, aplicadas nas novas gerações de Civic e HR-V.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

O balanço dianteiro é invocado, tem vincos marcantes e luz de condução diurna de LED alinhada à parte superior da grade. Esta, por sua vez, possui desenho quadriculado e forma um degradê nas laterais. 

Protótipo tem pegada esportiva, design alinhado à nova filosofia da marca e deve inspirar o ZR-V, sucessor do SUV compacto WR-V em mercados emergentes

O pára-choque conta com caixas trapezoidais nas extremidades laterais, como vemos no VW Nivus, e tomada de ar com acabamento horizontal. Na lateral, o SUV traz acabamento em plástico preto nas caixas de roda e forte vinco na parte inferior das portas, lembrando o design do atual Citroën C4 Cactus. 

Já o balanço traseiro repete as caixas trapezoidais da dianteira, mas destaca a lanterna, que cruza toda a tampa do porta-malas horizontalmente com fita de LED funcional.

Leia também: Honda mostra novos City hatch e sedan juntos em 23 de novembro

Não há imagens nem informações do interior do veículo apresentado. O conceito dá uma prévia de como será o visual do ZR-V, mas ele deve tomar um banho de simplicidade para se encaixar no segmento de entrada de países emergentes.

Por aqui, o ZR-V também é cotado como possível substituto do WR-V, que ficará órfão de Fit e City atuais neste ano. Como o novo SUV apresentado na Ásia deve usar a plataforma da inédita família City, que vai chegar ano que vem e será fabricada no Brasil, aumenta a possibilidade dele desembarcar aqui.

Protótipo tem pegada esportiva, design alinhado à nova filosofia da marca e deve inspirar o ZR-V, sucessor do SUV compacto WR-V em mercados emergentes

Caso adote como base a “Honda Small Car Platform”, é provável que o utilitário tenha entre-eixos próximo aos de City hatch e sedan, que têm 2.600 mm. As outras dimensões são desconhecidas ainda, por se tratar de uma silhueta nova, mas é esperado que o modelo tenha mais de 4 m de comprimento.

Leia também: Honda City hatch: as qualidades do Fit que queremos que ele herde

O motor também está em segredo. No entanto, se realmente vier ao Brasil, o futuro ZR-V deve ser empurrado pelo mesmo 1.5 flex que estará nos novos City hatch e sedan: quatro-cilindros, naturalmente aspirado, com injeção direta e derivado do bloco BS6 que equipa a linha Touring de HR-V e Civic, mas sem turbo.

Os dados desse novo motor ainda não foram divulgados, mas ele deve render cerca 130 cv de potência, sendo aliado a um câmbio automático do tipo CVT com simulação de marchas.

Você também pode se interessar por:

Honda vai reduzir linha de carros nacionais. Veja quais morrem

Novo Honda Civic troca vincos e arrojo por tecnologia. Veja 5 detalhes

Avaliação: algum truque do Honda WR-V justifica o preço?

Avaliação: Honda Civic está ameaçado no Brasil, mas ainda é um carrão 


Comentários