Hyundai faz clínicas com clientes para ter SUV menor que o Creta no Brasil
A Hyundai quer deixar o atraso de lado e subir mais posições no ranking das fabricantes que mais vendem carros no Brasil. Um novo acordo feito com a Caoa prevê que a Hyundai Brasil ficará responsável, finalmente, pela importação dos modelos da marca, além da produção local de Creta e HB20. E isso é só o começo do novo plano da empresa asiática para o nosso mercado.
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A Mobiauto já contou, em primeira mão, que a montadora vai produzir uma picape compacta por aqui, que voltará a montar o Tucson em Anápolis e que importará o novo Santa Fe – aquele mesmo com visual de caixote e algumas polêmicas.
Desta vez, fontes próximas à marca informaram à Mobiauto que a montadora fará seis lançamentos no Brasil. Vale lembrar que a Hyundai já anunciou um investimento de US$ 1,1 bilhão para o nosso mercado, e anunciará seus próximos passos nesta semana, mais precisamente na quarta-feira (6).
O mais curioso é que entre as novidades, a fabricante pode trazer um novo SUV compacto para o mercado, que seria um rival direto deFiatPulse, VW Nivus e Renault Kardian. Isso porque pessoas próximas à empresa, que já haviam adiantado as informações citadas acima, informaram à Mobiauto que já são feitas clínicas sobre um modelo compacto no Brasil.
A nossa reportagem acredita que o produto será um SUV pequeno. Com a alta dos preços do Creta, que passa dos R$ 180 mil, e as medidas do SUV, que alcança os 4,30 metros de comprimento, abre-se uma lacuna para posicionar um carro do tipo no degrau de entrada do portfólio da Hyundai por aqui.
Essa seria basicamente a única saída para posicionar um produto do tipo, já que nos segmentos de hatch e sedan desse porte, o HB20 cobre toda a faixa de preço de entrada até as versões completas.
Outro ponto que nos leva a acreditar que se trata de um SUV, é o fato de a Hyundai já contar com modelos menores dessa categoria. Afinal, em outros mercados a fabricante já oferece Venue e Exter, que são SUVs compactos de baixo custo destinados a mercados emergentes, e que encaixam perfeitamente na ideia. Diferente de hatches e sedans de entrada, que a fabricante não tem menores que o HB20.
Além disso, um produto desse tipo cumpriria a atual função do Creta Action, versão da antiga geração que segue no mercado como alternativa barata. Como o Creta vai mudar (de novo) o visual no ano que vem, a versão Action e a reestilização do SUV ficariam muito distantes visualmente, o que é mais um motivo para a empresa pensar em uma alternativa para essa fatia de mercado.
Seja Venue ou Exter, a faixa de preço para trabalhar seria entre R$ 100 mil e R$ 140 mil. Entre os dois produtos, o Venue é o que esteve “mais próximo do Brasil” se assim podemos dizer. Afinal, já foi flagrado rodando por aqui em 2021.
Trate-se de um produto global, vendido na Coreia do Sul, Taiwan, Índia e Estados Unidos. As medidas são próximas as de Pulse e Kardian, com 4,03 metros de comprimento e 2,51 m de entre-eixos. São medidas que se encaixam no portfólio abaixo do Creta, que mede 4,31 m e 2,59 m, respectivamente.
O interior é bem parecido com o do Hyundai HB20, o que facilita a precificação do produto. E o visual é parecido com o do Creta, mas um pouco menos ousado, com os faróis divididos em dois níveis e grade hexagonal. A traseira é bem mais sóbria com lanternas convencionais e visual limpo.
Ele usa motor 1.6 Kappa em outros mercados, que é o mesmo que vemos no cofre do Creta Action e que era usado pela família HB20. No entanto, para cá, poderia chegar com 1.0 turbo flex de 120 cavalos de potência e 17,5 kgfm de torque. É uma usina atualizada e que se encaixa nas novas regras de emissão do PL8 com mais facilidade que o 1.6 aspirado.
Já o Exter foi apresentado há pouco tempo. É o menos cotado entre os dois por ser menor que um HB20. Estamos falando de SUV com menos de 4 metros de comprimento, que usa motor 1.2 aspirado a gasolina de 83 cv de potência e torque 11,4 kgfm – ele tem até opção a gás.
A proposta acaba não casando com a estratégia da marca para o Brasil. O Exter é um produto posicionado abaixo do Venue na Índia, por exemplo.
Resta saber agora qual é o tal carro compacto da Hyundai que está sendo projetado para o Brasil. Por aqui, o palpite é pelo Venue. Aguardemos os próximos capítulos.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.