Hyundai terá 7 lançamentos e até carro a hidrogênio no Brasil

Acordo feito com Caoa dá caneta nas mãos da Hyundai Motor Brasil para importar carros
RR
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06.03.2024 às 23:49 • Atualizado em 12.11.2024
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Acordo feito com Caoa dá caneta nas mãos da Hyundai Motor Brasil para importar carros

A Hyundai reuniu jornalistas especializados para falar sobre seus próximos passos no Brasil, nesta quarta-feira (6). A marca fez um novo acordo com a Caoa e assumiu a importação de veículos, e fará um aporte de US$ 1,1 bilhão em nosso país para desenvolvimento de novas tecnologias e mais algumas novidades.

A Mobiauto esteve no evento e conta os detalhes da operação. A Hyundai apresentou sete produtos que serão importados para o nosso mercado, sendo eles: novo Santa Fe, novo Ioniq 5, Tucson, HR, novo Kona elétrico, Kona híbrido e novo Palisade.

A nossa reportagem já havia revelado em primeira mão o plano de a marca trazer Santa Fe para o Brasil e retomar a produção do Tucson em Anápolis (GO).

Além disso, a marca tem planos de fabricar uma picape intermediária no Brasil, para concorrer com Fiat Toro e Chevrolet Montana. Um modelo compacto, que acreditamos ser um novo SUV, está cotado. No entanto, ambos devem ser nacionais e serão lançados nos próximos anos.

E o Hyundai Creta, como já contamos, chegará apenas ano que vem. Terá visual completamente renovado e um novo motor para a versão mais completa, que é uma 1.6 turbo flex de até 177 cv - mesmo usado no Tucson, mas lá roda apenas a gasolina.

Como são os novos lançamentos da Hyundai?

Hyundai Santa Fe

Esse talvez seja o Hyundai mais disruptivo de todos os tempos. Com visual caixote e projetado a partir do porta-malas (e que porta-malas...), o Santa Fe voltará ao Brasil.

Ainda com opções sete lugares e como um SUV de família, o modelo vai competir no segmento premium. Mobiauto já contou em primeira mão que o produto viria, e que será vendido por aqui entre R$ 400 mil e R$ 450 mil. A Hyundai pretende trazê-lo no segundo semestre.

É um veículo diferentão. Tem 725 litros de capacidade no porta-malas, troca o "H" convencional do volante por quatro pontos que, em código morse, significa H, e tem até compartimento desinfetante na cabine.

Tem três opções de motores, mas a mais cotada para o nosso mercado é a híbrida plug-in, que combina um motor 1.6 turbo a um elétrico e, juntos, rendem 271 cavalos.

Por dentro, exibe grandes telas. Tanto painel de instrumentos, quanto multimídia têm 12,3 polegadas. E ainda há uma pequena tela de 6,6 polegadas para controle do ar-condicionado.

Hyundai Palisade

O Hyundai Palisade já foi prometido para o nosso mercado. Ainda quando a Caoa comandava as importações, o SUV grande apareceu em eventos para jornalistas e concessionárias. Até o momento, não havia desembarcado, mas agora está confirmado pela marca para o segundo semestre deste ano.

Ele será um veículo de baixo volume e para brigar com Jeep Grand Cherokee e JLR Discovery. Estamos falando então de um produto de R$ 600 mil, embora a Hyundai não tenha passado preços.

Como referência, é um produto 10 cm maior em comprimento que um Santa Fe, que tem porte de Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer. Para mover tudo isso, o motor é um V6 2.0 de até 295 cv de potência e 36,1 kgfm de torque. 

Hyundai Kona elétrico e híbrido

Os Hyundai Kona são conhecidos dos brasileiros também. A lógica é quase a mesma do Palisade, mas foram veículos que realmente desembarcaram aqui. A grande novidade fica para a configuração elétrica, que passará a chegar no Brasil com o mesmo visual do mercado europeu. Talvez ela desembarque por aqui no segundo semestre deste ano.

Por lá, ele tem um conjunto elétrico que rende 218 cavalos de potência e 514 km de autonomia em ciclo WLTP - no Inmetro roda menos, que o teste é mais rigoroso. Ele será rival de Volvo EX30 por aqui, e seu preço deve ficar na casa dos R$ 200 mil - chegando até os R$ 240 mil.

A opção híbrida também será vendida aqui, mas nada de visual novo. O veículo manterá a mesma cara já estampada nas lojas, assim como as tecnologias e o motor 1.6 aspirado trabalhando junto de um elétrico para fornecer 141 cv.

Hyundai Ioniq 5

Um carro que anda até de lado. O Hyundai Ioniq 5 é um hatch elétrico com design retrofuturista - basicamente parece um veículo projetado dos anos 1980 para o futuro.

No Brasil, a Hyndai já confirmou o modelo para o segundo semestre deste ano. Ele competirá com os Volvo XC40 e C40 por aqui, segundo a marca. Isso quer dizer que seu preço ultrapassará os R$ 300 mil.

A versão que virá ao Brasil será a mais potente de todas. Estamos falando de um motor elétrico de 306 cavalos de potência e 61,7 kgfm de torque. A autonomia prometida é de 500 km em WLTP, que deve cair para uns 350 km medidos pelo Inmetro.

Hyundai HR

O Hyundai HR não ficou de fora e será o primeiro produto trazido pela Hyundai Motor Brasil (HMB) para as lojas, de acordo com a fabricante. Na verdade, a marca sulcoreana aumentará a importação do produto por aqui ao que tudo indica.

Ele chegará em março ainda a rede, e será comercializado em versão única com ar-condicionado, vidros elétricos e direção assistida.

Hyundai Tucson

A Hyundai já se planeja para voltar a fabricar o Tucson no Brasil, como a Mobiauto já contou em detalhes neste outro artigo. Até lá, venderá o atual nas concessionárias.

O modelo tem um visual defasado em relação aos outros mercados, e usa a filosofia de design anterior da Hyundai - basicamente aquela que foi usada no primeiro Hyundai Creta por aqui.

Seu motor é um 1.6 turbo a gasolina que entrega até 177 cavalos de potência e 27,7 kgfm de torque. Atualmente, o modelo parte de R$ 220 mil nas lojas da Hyundai Caoa.

Carro movido a hidrogênio

Um dos investimentos da Hyundai no Brasil será em tecnologias para carros rodarem a hidrogênio. A ideia é instalar reformadores em postos de combustíveis, em vez de adaptar carros para extrair o composto do etanol.

O problema que vão encontrar é o mesmo que os donos de carros elétricos enfrentam hoje em dia: o tempo. Para produzir 5 kg de hidrogênio a partir do etanol, leva em média 1 hora. 

Pelo menos essa  "recarga rápida" enche o tanque. Afinal, o veículo a hidrogênio que a Hyundai trará ao Brasil é o Nexo, que tem um tanque de 5 kg. Com isso, ele é capaz de rodar até 666 km.

Infelizmente, o modelo não virá ao Brasil para venda - pelo menos nesse primeiro momento. O veículo virá para estudos junto da USP (Universidade de São Paulo) e análise sobre a compatibilidade do nosso mercado com tal tecnologia.

E o bônus pode ser um... Hyundai Elantra

O Hyundai Elantra pode voltar ao Brasil com apelo bem mais esportivo. O modelo poderá ser vendido aqui como rival direto do Honda Civic, ou até mesmo do Toyota Corolla.

A sétima geração do modelo cresceu, vale lembrar. São 4,68 metros de comprimento, 2,72 m de entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,41 m de altura. As medidas, ainda assim, são de um sedan de porte médio, assim como o Toyota e o Honda.

O modelo tem dois tipos de motorização. Uma híbrida que combina um motor 1.5 de ciclo Atkinson com um propulsor elétrico de 32 kW. De forma combinada, ele entrega 139 cavalos de potência e 27 kgfm de torque. O conjunto é gerenciado por uma caixa de dupla embreagem e seis marchas.

E outra a gasolina, que tem um 2.0 trabalhando em ciclo Atkinson também, e que rende 147 cv e 18,2 kgfm. A transmissão aqui é automática do tipo CVT.

O modelo não foi apresentado, de fato, para os jornalistas. Mas Mobiauto apurou com exclusividade que o veículo está no Brasil e pode retornar ao showroom da Hyundai em breve.

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