Jeep Compass e Commander 2023: veja o que muda na linha dos SUVs
Por Lucas Frasson
A Jeep abre o mês de setembro apresentando a linha 2023 de dois de seus três SUVs nacionais: Compass e Commander. O Renegade já havia feito a virada de ano-modelo algumas semanas antes.
Sem novidades estéticas nem na lista de versões, os dois modelos maiores receberam novos itens de série e opcionais. Por outro lado, ficaram mais caros.
Jeep Compass 2023 - O que muda
Primeiro, vamos falar do Compass 2023, que adicionou equipamentos em todas as versões. A começar pela nova iluminação interna, portas USB tipo C na fileira traseira e o sistema Jeep Heathy Cabin, e purificação de ar, já presente no Renegade 2023, conforme explicamos neste outro artigo.
Tais itens vêm de série em todas as versões. Já a opção de entrada, Sport, ganhou quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e atualização da assinatura em LED, ficando assim padronizado em relação às outras versões do veículo.
O Longitude recebeu retrovisor com rebatimento automático e um novo pacote de opcionais denominado “Pack Premium”, que contará com carregador de celular por indução, som premium Beats, assistente de estacionamento, sensores dianteiros de estacionamento e partida do motor remota (pela chave).
Porém, a maior tecnologia é o serviço Alexa in-vehicle, através do qual o condutor tem todas as funções da Alexa no veículo sem a necessidade de usar o celular. Esta funcionalidade será opcional somente na versão Trailhawk, e de série na Série S.
Porém, as novidades vêm com um custo. No caso do Jeep Compass 2023, os reajustes variam de R$ 1.100 a R$ 8.000 entre as versões. Confira abaixo, lembrando que pinturas metálicas, perolizadas ou com teto bicolor podem acarretar custos extras:
Leia também: Avaliação: Jeep Renegade Sport é mais caro com motor turbo. Vale o preço?
Jeep Compass 2023 - Preços e opcionais
Compass Sport T270: R$ 171.990 (aumento de R$ 1.104)
- Bancos em couro: R$ 2.600
- Teto solar panorâmico Command View: R$ 8.900
Compass Longitude T270: R$ 179.990 (aumento de R$ 2.681)
- Pack Premium: R$ 5.400 (carregador de celular por indução, som premium Beats, assistente de estacionamento, sensores dianteiros de estacionamento e partida do motor remota (pela chave).
- Teto solar panorâmico Command View: R$ 8.900
Compass Limited T270: R$ 201.990 (aumento de R$ 6.064)
- Pack High Tech: R$ 9.900 (abertura eletrônica do porta-malas, abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, aviso de mudança de faixas, banco elétrico para o passageiro, comutação automática de faróis, detector de fadiga do motorista, piloto automático adaptativo, reconhecimento de placas de trânsito e Sistema de som Premium Beats de 506w (8 alto falantes + subwoofer).
- Teto solar panorâmico Command View: R$ 8.900
Leia também: Avaliação: Jeep Compass T270 dá alguma brecha a Taos e Corolla Cross?
Compass Série S T270: R$ 225.390 (aumento de R$ 6.835)
- Essa versão não contém opcionais
Compass Longitude TD350 4X4: R$ 227.290 (aumento de R$ 7.015)
- Pack Premium: R$ 5.400
- Teto solar panorâmico Command View: R$ 8.900
Compass Limited TD350 4X4: R$ 247.290 (aumento de R$ 8.020)
- Pack High Tech: R$ 9.900
- Teto solar panorâmico Command View: R$ 8.900
Compass Trailhawk TD350 4X4: R$ 247.290 (aumento de R$ 8.030)
- Pack High Tech: R$ 9.900
- Teto solar panorâmico Command View: R$ 8.900
Compass Série S 4XE (importado, ano-modelo 2022): R$ 349.990 (mesmo valor)
- Essa versão não contém opcionais
Leia também: Como a Fiat fez um motor 1.3 ser o turboflex mais forte do mundo
Jeep Commander 2023 - O que muda
Falando sobre o Commander 2023, as novidades são semelhantes: entrada USB C na traseira, como adicional à porta USB-A já existente, mais o purificador Jeep Heathy Cabin, que melhora a qualidade do ar em até 83%, de acordo com a Jeep. Ambos estão presentes em todas as versões.
Fora isso, os pneus das versões Overland T270 e TD380 passam a contar com a tecnologia Seal Inside, de reparo emergencial para pequenos furos. Segundo a fabricante, o sistema permite que o veículo continue rodando mesmo com perfurações de até 5mm localizadas na banda de rodagem e sem perder pressão.
Apesar das mudanças sutis, os preços subiram cerca de R$ 7.000 em todas as versões do SUV de sete lugares. Confira:
Commander Limited T270: R$ 236.990 (aumento de R$ 7.250)
Commander Overland T270: R$ 262.990 (aumento de R$ 7.928)
Commander Limited TD380 4X4: R$ 289.990 (aumento de R$ 6.583)
Commander Overland TD380 4X4: R$ 314.990 (aumento de R$ 6.893)
Nenhuma versão do Commander contém opcionais e todas as cores não possuem custo adicional.
Você pode se interessar por:
Chevrolet Blazer ressuscitará sem V6 diesel, mas elétrico de R$ 400.000
Como funciona o novo pneu da Pirelli que não esvazia quando fura
Avaliação: Peugeot 2008 2023, o SUV turbo de melhor custo-benefício
11 economias de custo absurdas que os carros brasileiros fazem