Novo BYD Yuan Up está cotado para o Brasil e já tem data para estrear
Com intuito de ganhar mercado entre os SUVs elétricos mais baratos, o BYD Yuan Up será oficialmente lançado no dia 5 de março e tem previsão para chegar ao Brasil – ainda que sem data definida. O SUV elétrico planeja ter preços competitivos e será primeiro comercializado dentro do mercado chinês, antes de expandir os horizontes.
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O veículo é baseado na plataforma e-Platform 3.0 e será o segundo a levar o nome Yuan. Aqui no Brasil já temos o Yuan Plus, justamente o qual o Yuan Up procura se colocar abaixo no mercado. A relação deve ser a mesma que vemos entre Dolphin e Dolphin Mini por aqui.
Seu preço deverá girar em torno de ¥ 100.000 (R$ 69.180 na cotação atual). Ainda não se sabe o valor com que o carro chegará ao Brasil, mas levando em conta que ele se colocará entre o Dolphin e o Yuan Plus, estima-se que sua faixa de preço seja entre R$ 170 mil a R$ 200 mil. Se esse for o caso, o Yuan Up será um dos SUVs elétricos mais barato do mercado nacional, ficando mais caro apenas Peugeot e-2008, que parte de R$ 159.990.
Ficha técnica e visual
O veículo segue a mesma linha de design do Song L da BYD, tendo o que a montadora chama de “face do dragão” e possui um teto retrátil preto que se destaca do resto da carroceria.
Sua parte interior é limpa, graças ao teto solar, mas também pela mistura das cores usadas: preto e bege - e em outras versões o rosa, carvão e cinza claro. Além disso, a área interna possui um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas e uma central multimídia de 12,8 polegadas.
As medidas do SUV são: 4.310 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 1.675 mm de altura. A parte frontal apresenta como logotipo o caractere “Yuan” e a traseira tem escrito “BYD”. É basicamente as medidas que vemos em um Hyundai Creta.
Informações apontam para o lançamento de três versões para a linha. Ainda não foram reveladas muitas informações quanto ao seu conjunto motor, mas poderá escolher entre propulsores distintos, com entregas de 95 cv e 165 cv.
Além disso, as baterias do carro serão a Blade, produzidas pela subsidiária FinDreams da BYD, e poderão ser compradas entre duas opções, de 32 kWh e 45,1 kWh, as quais fornecem autonomias de respectivamente 301 km e 401 km, seguindo o padrão de medição chinês. Aqui no Brasil, o Inmetro deve divulgar alcances mais pessimistas.