Novo Dacia Bigster terá receita de Corolla Cross para ser rival de Song Plus

SUV maior derivado do Duster terá motorização híbrida
Diego Dias
Por
15.10.2024 às 17:27
Compartilhe:
SUV maior derivado do Duster terá motorização híbrida

O novo Dacia Bigster foi revelado na semana passada com desenho idêntico ao da terceira geração do Duster vendida atualmente na Europa. Agora, a Horse - fabricante de motores que pertence ao Grupo Renault Nissan - divulgou mais detalhes do conjunto motriz híbrido do Bigster.

De acordo com a Horse, o Dacia Bigster (que deverá ser comercializado daqui a uns meses também como Renault Bigster em outros mercados), será o primeiro carro da marca a trazer o inédito motor 1.8 híbrido da empresa. Batizado de Hybrid 155, o propulsor a combustão de quatro cilindros movido a gasolina, que entrega 107 cv de potência, a outros dois motores elétricos.

Você também pode se interessar por:

Vale lembrar que desses dois propulsores elétricos, um funciona como motor de partida/gerador de alta voltagem enquanto o outro gera 50 cv de potência para tracionar as rodas.

Um ponto curioso fica para a transmissão. Segundo a Horse, o câmbio possui quatro marchas para o motor a combustão e mais duas para os elétricos, mas com um detalhe: não há embreagem para o acoplamento com os propulsores.

A Horse dá outros detalhes do sistema híbrido, como frenagem regenerativa e alta capacidade de recuperação de energia da bateria. Mas, apesar de contar com uma bateria pequena de apenas 1,4 kWh, a Horse garante que o motor 1.8 híbrido tem partida sempre no modo elétrico, no qual pode rodar por até 80% do tempo dessa forma na cidade.

Outra curiosidade é que, apesar de contar apenas com 157 cv de potência (155 hp do nome da motorização), a capacidade de reboque declarada é de nada menos que uma tonelada. É uma força um tanto eficiente considerando a potência combinada do SUV, que é menos potente, por exemplo, do que um Jeep Compass 1.3 turbo de 185 cv.

Receita de Toyota Corolla Cross

Com isso, o novo Dacia Bigster terá praticamente a mesma receita do Toyota Corolla Cross, SUV médio que é fabricado em Sorocaba (SP). Isso porque o novo Bigster híbrido carrega três pontos em comum com o utilitário esportivo da marca japonesa em sua versão eletrificada: motor 1.8 aspirado de potência mais comedida – embora ainda maior que o Corolla Cross (107 cv x 98 cv), auxiliado por um propulsor elétrico.

Outro ponto em comum entre o Bigster e o Corolla Cross é a bateria de menor capacidade. O novo SUV derivado do Duster traz o sistema Hybrid 155 com bateria de 1,4 kWh de capacidade, pouco maior do que a usada no Corolla Cross – que dispõe de uma bateria de 1,3 KWh.

Por fim, o novo Bigster será um SUV do tipo híbrido pleno, que não depende de recarga externa, tal qual como o Corolla Cross. Assim, a recarga da bateria fica dependendo exclusivamente da energia cinética gerada pelas frenagens, bem como do freio-motor – tudo isso por meio do sistema de regeneração. 

O novo motor 1.8 Hybrid 155 é o primeiro conjunto desenvolvido e produzido totalmente pela Horse, que fabrica a motorização em Valladolid, na Espanha. Vale lembrar que a Renault trabalha com outro conjunto híbrido para seus modelos, o motor 1.6 da família H4M da marca francesa, que trabalha junto de um motor elétrico de 69 cv. Com isso a potência combinada fica em 143 cv, sendo um conjunto que pode aparecer no futuro e inédito SUV cupê da Renault que será lançado no Brasil.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários