Novo Ford Mustang chega mais barato e com tecnologia brasileira

Sétima geração do esportivo tem 488 cv de potência e até chave com partida remota e modo “arruaça”
Diego Dias
Por
25.03.2024 às 18:30 • Atualizado em 29.05.2024
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Sétima geração do esportivo tem 488 cv de potência e até chave com partida remota e modo “arruaça”

O novo Ford Mustang GT Performance acaba de desembarcar no Brasil, isso pouco mais de um ano depois de ser revelado mundialmente. A sétima geração desembarca com visual totalmente renovado, motor V8 mais potente e com direito até uma tecnologia que teve uma mãozinha da engenharia brasileira – que certamente vai despertar sorrisos e até alguns sustos por aí (contamos mais adiante).

Mobiauto foi até Tatuí, no interior de São Paulo, para conhecer de perto a sétima geração do Ford Mustang. Apesar do rival Camaro aparecer ainda no configurador da Chevrolet por aqui, a verdade é que o novo Mustang estará solitário, pois será em breve o único esportivo com espírito muscle car no país – o Camaro deverá ser aposentado de vez quando vender todas suas unidades.

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Não foi dessa vez que pudemos dirigir o novo esportivo americano (algo que acontecerá em breve), já que sua apresentação foi basicamente estática. Porém, podemos já falar das novidades da versão que vem para o Brasil, a GT Performance, bem como sua lista de equipamentos e preço: R$ 529.000, com as primeiras unidades sendo entregues até o final de junho.

Visual

A sétima geração do novo Ford Mustang traz um design evolutivo em relação a anterior, mantendo os faróis afilados na dianteira e a famosa lanternas dotada de três barras verticais. Porém as linhas estão mais retas e angulosas, com destaque para os faróis agora com três elementos e a grade frontal em U, que se inspira diretamente nas gerações mais antigas. O para-choque ainda tem estilo agressivo, mas traz linhas mais harmoniosas e que não deixam o estilo tão carregado.

Temos ainda o capô longo com direito a saída de ar central para melhor arrefecimento do motor V8 Coyote, enquanto de perfil o cupê ainda mantém o teto baixo e uma caixa de roda mais encorpada na traseira. Os vincos estão mais proeminentes nas laterais, enquanto a traseira se diferencia pela forma mais côncava. Destaque também para as belas rodas de 19 polegadas com pneus 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.

Já por dentro perde o estilo retrô inspirado nos modelos da década de 1960/1970 para adotar um ar mais moderno, principalmente pela adoção do painel de instrumentos e central multimídia integrados, com telas de 12,4 e 13,2 polegadas, respectivamente. A alavanca do freio de mão está lá, mas curiosamente tem acionamento eletrônico.

Motor e suspensão

Como um clássico muscle car, a Ford manteve para o Brasil o motor V8 5.0 Coyote, que segundo a marca está em sua 4ª geração. Ele teve evoluções e traz agora dois corpos de borboleta eletrônicos, sem contar que o sistema de indução e escapamento está menos restritivo.

Assim, o V8 5.0 entrega agora 488 cv de potência a 7.250 rpm e 58 kgfm de torque a 5.000 rpm, representando um acréscimo de 5 cv e 0,8 kgfm de torque perante o Mustang Mach 1 vendido até então. Na prática são A transmissão ainda é de 10 velocidades, ganhando recalibração. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,3 segundos.

Grande novidade mesmo fica para a suspensão adaptativa MagneRide com nova calibração, que segundo a Ford reduz a rolagem da carroceria em curvas de forma independente e melhora a aderência em acelerações e frenagens. Mas o interessante mesmo é o sistema de detecção automática de buracos: ele é capaz de “ler” a via e enrijecer o amortecedor quando o carro passa sobre um buraco ou desnível, assim evitando danos nas rodas e pneus.

Vale lembrar ainda que a sétima geração manteve a plataforma, mas ainda assim ganhou boas melhorias como um aumento de 30% da rigidez torcional, barras estabilizadoras do Mustang Mach 1 e freios traseiros Brembo. O freio de mão eletrônico tem também o modo Drift Brake, que se soma ao modo de burnout Line Lock.

Aceleração remota – Engenharia brasileira

Hoje em dia é mais comum alguns carros terem a chave com botão de partida remota, algo bem-vindo em um país tropical como o Brasil, já que assim é possível ligar o carro e deixar o ar-condicionado resfriando a cabine. Mas a Ford foi além nesse sistema, o batizando de Remote REV, já que além de dar a partida a distância no motor V8 ele também acelera o Mustang pela chave.

Para funcionar, basta fazer uma combinação igual a um código de game no Playstation. Brincadeiras à parte, é só fazer a seguinte combinação: aperta o botão de trancar o carro, aperta duas vezes o botão de partida, espera o V8 ligar e baixar o giro na marcha-lenta, depois é só apertar os botões de trancar e destrancar na sequência. Pronto, o V8 5.0 vai roncar alto e assustar quem estiver por perto. O mais interessante é que foi a engenharia brasileira que desenvolveu o sistema – e patenteou.

Equipamentos

O Mustang GT desembarca no país na versão GT Performance, um pacote mais completo que antigamente era chamado de GT Premium. O esportivo traz como novidades os modos de suspensão (normal, esportivo, pista e pista drag), Performance Track Apps, multimídia com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução, sistema de som B&O com 12 alto-falantes e 1 subwoofer com 900w de potência, comando de ar-condicionado na tela, sensor de estacionamento traseiro, alerta de ponto cego e assistente de manobras evasivas.

Por fim, o novo Ford Mustang GT Performance chega por aqui disponível em oito cores: as novas vermelho Zadar e Azul Algarve, bem como as demais vermelho Arizona, azul Estoril, branco Ártico, cinza Torres, cinza Catalunha e preto Astúrias.

Itens de série Ford Mustang GT Performance – R$ 529.000

  • 5 Modos de condução (normal, esportivo, escorregadio, pista e pista drag)
  • 3 Modos de direção (normal, esportivo e conforto)
  • Escapamento com ajuste de válvulas ativo (normal, esportivo, pista e silencioso)
  • 4 Modos de suspensão ((normal, esportivo, pista e pista drag)
  • Suspensão adaptativa
  • Detecção automática de buracos
  • Freio de drifting
  • Diferencial traseiro com deslizamento limitado
  • Performance Track Apps (Line Lock, Freio de Drift, crônometros, desempenho em frenagem e medidores auxiliares)
  • Painel de instrumentos de 12,4 poleagdas
  • Central multimídia com tela de 13,2 polegadas
  • Android Auto e Apple CarPlay sem uso de cabos
  • Entradas USB tipo A e tipo C
  • Carregador de smartphone sem fio
  • Comando de voz
  • Sistema de som com 12 alto-falantes e 1 subwoofer
  • Navegador GPS nativo
  • Partida e aceleração remota - Remote VER
  • Volante aquecido
  • Bancos dianteiros ventilados e aquecidos
  • Retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico
  • Banco do motorista com regulagem elétrica (6 posições)
  • Banco do passageiro com regulagem elétrica (4 posições)
  • 7 Airbags
  • Piloto automático adaptativo com função “para e anda”
  • Alerta de colisão com detecção de pedestres
  • Frenagem autônoma de emergência (também em marcha ré)
  • Assistente de manutenção e centralização em faixa
  • Assistente de manobras evasivas
  • Farol alto automático
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de tráfego cruzado
  • Leitor de placa de velocidade
  • Câmera de ré
  • Sensor de estacionamento traseiro

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