Novo Nissan Sentra é flagrado no Brasil e pode brigar com Corolla híbrido

Oitava geração do sedan médio é vista novamente no Brasil, e exibe rodas iguais da versão híbrida vendida na China.
Camila Torres
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16.03.2022 às 17:00 • Atualizado em 29.05.2024
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Oitava geração do sedan médio é vista novamente no Brasil, e exibe rodas iguais da versão híbrida vendida na China.

O novo Nissan Sentra foi flagrado mais uma vez circulando pelas ruas do Brasil. As fotos foram tiradas na última terça-feira (15), em Curitiba (PR), e mostram o sedan médio ainda sob forte camuflagem.

No próximo mês, fará um ano que o Nissan Sentra deixou discretamente o nosso mercado. Naquela época, saiu sem deixar a certeza de que se tratava de um adeus, ou um até breve. 

Desde então a empresa nipônica dizia estudar a viabilidade de importá-lo novamente, e os recentes flagras apontam que devemos ter a oitava geração do três-volumes em breve.

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Ela já é conhecida desde 2019, quando foi lançada no México, e deu uma nova cara ao Sentra, deixando de lado o visual “tiozão” para se adequar à uma proposta mais jovem. Na China, onde é conhecido como Sylphy, tem até uma opção híbrida.

Oitava geração do sedan médio é vista novamente no Brasil, e exibe rodas iguais da versão híbrida vendida na China.

É sobre esta que vamos falar agora. As imagens publicadas pelo perfil Conexão Automotiva (@conexaoautobr), de autoria da seguidora Anna Furlanetto, mostram o sedan bastante camuflado. 

Mas suas rodas parecidas com as da versão e-Power, vendida no país asiático, levantam a possibilidade de a Nissan estar testando a opção híbrida no Brasil.

Nesse caso, trata-se de um sistema composto por um motor 1.2 a combustão de 72 cv que trabalha como um gerador para alimentar uma pequena bateria e, consequentemente, o motor elétrico. Este último rende 135 cv. A tecnologia promete um consumo médio de até 25,6 km/l, deixando o Corolla Hybrid 1.8 flex para trás com seus 16,3 km/l máximos, segundo o Inmetro.

Embora ainda seja uma especulação, essa configuração faria total sentido. Afinal, a marca teria de apresentar uma novidade bastante sólida para compensar os quase três anos de atraso para desembarcar o sedan em Terras Tupiniquins. 

Oitava geração do sedan médio é vista novamente no Brasil, e exibe rodas iguais da versão híbrida vendida na China.

Além disso, viria alinhado com a proposta dos concorrentes, já que o Toyota Corolla oferece a opção Hybrid desde 2019, e o próximo Honda Civic virá equipado com a tecnologia.

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Infelizmente, ainda não há uma confirmação sobre quando teremos esse veículo por aqui, nem se ele realmente estará equipado com tal tecnologia. 

No entanto, enquanto a data de chegada não é confirmada pela Nissan, aproveitamos para listar tudo que já sabemos do novo sedan médio: visual, espaço, motorização e até preço. 



O que já sabemos do novo Nissan Sentra

Design: como a própria imagem revela, o novo Nissan Sentra passou pelo mesmo cirurgião-plástico que o Versa. Sem dúvidas o profissional é especialista em deixar carros com uma pegada mais jovem e ousada no limite certo. Ele carrega lanternas de LED, frente mais baixa e os apliques em preto na coluna C que a Nissan tanto gosta. 

Por dentro, ficou mais sofisticado, podendo ser encontrado com bancos em couro com costuras marcantes - para fazer alusão a uma estética esportiva. Já o painel ganhou quadro de instrumentos TFT de 7 polegadas para o cluster, e uma central multimídia flutuante de 8 polegadas.

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Oitava geração do sedan médio é vista novamente no Brasil, e exibe rodas iguais da versão híbrida vendida na China.


Espaço: o novo Nissan Sentra é construído sobre a plataforma modular CMF-C/D, do grupo Renault-Nissan-Mitsubishi. As dimensões do modelo são quase idênticas às do Toyota Corolla: 4,64 m de comprimento, 2,71 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,45 m de altura. 

O porta-malas generoso que tanto gostávamos também encolheu, passando de 503 para 405 litros - um tanto desproporcional para um sedan médio, e bem menor que de modelos de outras marcas. 

Itens de série: a Nissan não economizou na segurança e só airbag o sedan terá dez. Além disso, deve contar com o pacote de segurança que tem: frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestre, alerta de tráfego traseiro e colisão frontal, farol alto e alerta de saída de faixa e de fadiga. 

Oitava geração do sedan médio é vista novamente no Brasil, e exibe rodas iguais da versão híbrida vendida na China.

Motorização: Como já citamos acima, o motor híbrido é composto por uma usina 1.2 de 72 cv e um motor elétrico de 136 cv e 30,6 kgfm de torque. Mas não é só o desempenho que agrada, aqui o destaque mesmo é o consumo: 25,6 km/litro.

Caso a Nissan traga a opção convencional, devemos ter um Sentra com o velho 2.0 recalibrado para entregar 151 cv (11 cv a mais) e 20,4 kgfm de torque. Ainda há a possibilidade de ganhar alguns cv quando for adaptado para ser flex.

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Preço: Como sequer foi confirmado pela Nissan, não há informações sobre os preços do modelo. Mas a Mobiauto levantou alguns números para especular seu preço.

Como o Versa, sedan de entrada na Nissan, é oferecido entre R$ 94.000 e R$ 123.000 e o Toyota Corolla, rival direto do Sentra, é comercializado a partir de R$ 145.000 e tem versões de até R$ 187.000, a nossa aposta é que o Sentra chegue na faixa dos R$ 140 mil. 

Antes de sair de linha, o Nissan Sentra tinha o preço mais competitivo que a concorrência, o que o ajudou a sobreviver por mais tempo no país. Agora todo renovado, talvez opte por um valor mais próximo do Corolla. 

Imagens: Conexão Automotiva / Divulgação

 


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