Novo Peugeot 2008 “nacionalizado” virá já com facelift e produção começa logo
O Peugeot 2008 parece próximo de renovar seus dias de glória no Brasil. Com quase oitos anos por aqui e lutando contra a concorrência praticamente sem ter atualizações, o SUV deve finalmente receber sua segunda geração por aqui até 2024.
Outra curiosidade é que o SUV virá já alinhado com a filosofia de design global da marca e, possivelmente, com visual atualizado em relação ao modelo europeu.
Ou seja, o novo 2008 sul-americano deverá estrear já com uma reestilização visual de meia vida em relação ao modelo vendido no Velho Continente desde 2019. É a mesma estratégia que a PSA adotou quando lançou o Citroën C4 Cactus em nosso mercado.
Poucos meses atrás, a Stellantis trouxe para cá o e-2008, que é a versão elétrica do modelo vem importada da Espanha. A configuração adianta como será o novo 2008 a combustão que teremos em breve, com linhas mais robustas, faróis full-LED com “dentes de sabre” como DRL e uma traseira bem parecida com a do irmão maior 3008.
Segundo apurações da Mobiauto, o time de engenharia da montadora já está finalizando a “nacionalização” do veículo, adaptando seus componentes para rodar em nossas ruas e estradas.
Colocamos a palavra nacionalização entre aspas porque é com esse termo que a empresa trata do projeto, mas o novo 2008 não será tão “nacionalizado” assim: sua fabricação não será em Porto Real (RJ), mas sim em Palomar, Argentina, ao lado do irmão de plataforma 208.
Aliás, a proposta do SUV deve ser parecida com a do hatch, com quem compartilha a arquitetura modular CMP: forte apelo visual e bom acabamento interno mesmo nas versões mais simples.
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Os colegas da Quatro Rodas apuraram em setembro último que o objetivo da segunda geração será derrubar o VW T-Cross do protagonismo do segmento de SUVs compactos. Pensando nisso, realmente podemos esperar que o novo 2008 troque os motores 1.6 aspirado e THP da PSA pelos GSE de origem Fiat.
Nas opções de entrada, o Peugeot 2008 sul-americano de segunda geração traria o 1.0 T3, três-cilindros turbo flex MultiAir III, com injeção direta, de Pulse e Fastback, que entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio seria automático CVT com sete marchas simuladas.
Nas de topo, entraria na jogada o 1.3 T4, com um cilindro a mais e números que chegam a 185 cv e 27,5 kgfm. A ele se aliaria uma caixa automática epicíclica com seis velocidades.
Com isso, o modelo pode ganhar no futuro a motorização híbrida-leve, já que a Stellantis tem trabalhado na tecnologia para aplicar nos motores da família GSE - que engloba os T200 e T270 citados acima.
Ainda de acordo com nossas fontes, a Stellantis deve produzir os primeiros protótipos do Peugeot 2008 de segunda geração sul-americano em maio de 2023. Assim, o lançamento deve ocorrer entre o último trimestre do próximo ano ou no começo do seguinte.
Imagens: Kleber Silva/@kdesignag
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.