Novo Stepway turbo: o que esperar do SUV confirmado pela Renault

Marca francesa quer voltar a brigar forte no segmento de entrada, mas agora com um SUV pequeno e com motor 1.0 turbinado
Renan Bandeira
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07.03.2022 às 18:51 • Atualizado em 12.11.2024
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Marca francesa quer voltar a brigar forte no segmento de entrada, mas agora com um SUV pequeno e com motor 1.0 turbinado

A Renault anunciou nesta segunda-feira (7) que fabricará um novo SUV no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Além disso, confirmou que o modelo será construído sobre a plataforma CMF-B, usada pelo novo Sandero europeu, e terá motor 1.0 turboflex.

Este SUV será o sucessor do Stepway, como a Mobiauto já contou com detalhes em fevereiro. Chamado internamente de HJF, o projeto deve estrear até 2024 para brigar no segmento de entrada dos utilitários esportivos, contra Fiat Pulse e VW Nivus.

Segundo a Renault, “A plataforma CMF-B permite a chegada de novos produtos no futuro bem como uma eventual eletrificação, em coerência com o plano Renaulution.”

Vale lembrar que ainda não está definido o nome do novo SUV. Opções registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), como Ascalia e Kardian, estão no radar, mas há a possibilidade do novato manter a assinatura Stepway. 

O que podemos esperar do novo SUV?

Marca francesa quer voltar a brigar forte no segmento de entrada, mas agora com um SUV pequeno e com motor 1.0 turbinado

A Mobiauto publicou nas últimas semanas um flagra da mula do novo SUV, que já carregava trem de força, as bitolas, suspensões, distância entre-eixos e distribuição de peso (geralmente simulada através do uso de lastros) do veículo a ser lançado, embora a “bolha” seja do Stepway europeu.

A Renault aproveitará a base dos novos Sandero e Sandero Stepway europeus no projeto HJF, como contamos mais acima. Isso significa que o futuro modelo deve preservar quase toda a estamparia lateral e de teto, a largura de quase 1,85 m, o comprimento próximo a 4,10 m e o entre-eixos de 2,60 m.

A relação do SUV com o Sandero europeu, será a mesma que vemos entre Volkswagen Nivus e Polo e os Fiat Pulse e Argo. Dessa forma, podemos esperar uma receita igual para o novato, com balanço dianteiro próprio para o sucessor brasileiro do Stepway, incluindo pára-lamas dianteiros elevados por presilha, capô mais alto e exclusivo, para-choque frontal e faróis com desenhos inéditos.

Marca francesa quer voltar a brigar forte no segmento de entrada, mas agora com um SUV pequeno e com motor 1.0 turbinado

A traseira também pode receber lanternas, tampa de porta-malas e para-choque diferentes, a fim de aumentar a robustez do modelo e passar a sensação de se tratar de um SUV. Por dentro, o painel e o acabamento interno devem ser herdados não do Sandero Stepway, mas sim do sedan Taliant vendido na Turquia.

Sua estreia deve acontecer até 2024 e foi confirmada indiretamente pela Renault. A fabricante destacou que a produção da nova plataforma, motor e SUV se tornou possível após acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos da grande Curitiba (SMC), e que o acerto entre as partes é válido até 2024. 

Leia também:  Renault já testa base e motor 1.0 turbo do sucessor do Stepway, diz site

Ofensiva da Renault

Marca francesa quer voltar a brigar forte no segmento de entrada, mas agora com um SUV pequeno e com motor 1.0 turbinado

Até junho deste ano, a fabricante concluirá o ciclo de investimentos de R$ 1,1 bilhão com o lançamento da nova Oroch, que terá visual próprio e perderá o nome Duster, conforme a Mobiauto contou em primeira mão em junho do ano passado. Mas no próximo um ano e meio, a Renault focará suas atenções em modelos importados e eletrificados.

Com isso, teremos Renault Kwid E-Tech, configuração 100% elétrica do subcompacto também revelada com exclusividade por nossa reportagem em outubro. No segundo semestre, o SUV médio Mégane E-Tech, também elétrico, marcará o retorno da linha Mégane ao país. Já em 2023 será a vez do Arkana E-Tech, um SUV cupê híbrido.

Estes dois últimos projetos também foram revelados em primeira mão pela Mobiauto.

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