Novo VW Polo TSI AT sacrifica potência para ser mais econômico e barato
A Volkswagen finalmente acabou com o mistério que cercava o novo Polo. A Mobiauto desvendou muitas novidades e adiantou algumas tendências. No entanto, todos foram pegos de surpresa com uma redução de potência no motor 1.0 TSI com câmbio automático.
O Polo TSI com câmbio manual já era esperado, conforme adiantamos. A configuração se vale da motorização do up! com mudanças na admissão e sistema de escape para chegar a 109/116 cv de potência (gasolina/etanol) e 16,8 kgfm de torque (qualquer combustível).
O que ninguém esperava era a aplicação dessa configuração em todas as versões com motor TSI, inclusive as automáticas de seis marchas. Que, com isso, deixa de se chamar 200 TSI - em menção aos 200 Nm ou 20,4 kgfm de torque, sendo 116/128 cv de potência - e passa a se chamar apenas TSI, com os mesmos 116 cv e 16,8 kgfm da opção manual.
A justificativa oficial da Volkswagen está no consumo de combustível e na substituição do motor 1.6 MSI. De fato, o Polo ficará mais econômico com esse motor, como já mostramos neste outro artigo.
No entanto, a empresa fala em agilidade no uso, já que o pico de torque foi reduzido de 2.000 rpm para 1.750 rpm. Só que nos números de desempenho isso não se comprova.
Confira: Avaliação: VW T-Cross 2022 atualiza itens para não ficar para trás
VW Polo 170 TSI – Aceleração e velocidade máxima
A aceleração de 0 a 100 km/h será mais lenta, e não só porque a usina de 1,6 litro é ligeiramente mais elástica (com pico de potência a 5.750 rpm). Segundo a VW, o Polo 170 TSI pesará 1.115 kg, 32 kg a mais que o velho Polo 1.6 MSI manual.
Com isso, o Polo 170 TSI com câmbio manual terá um 0 a 100 km/h oficial de 10,2 segundos com gasolina e 10,1 s com etanol, com velocidade máxima de 193 km/h e 197 km/h, respectivamente. O antecessor naturalmente aspirado de 1,6 litro fazia o mesmo em 9,6 segundos (com ambos os combustíveis), e atingia também a máxima de 193 km/h.
No caso das versões automáticas, o Polo 1.6 percorria a prova em 10,6 segundos, enquanto o novo 170 TSI varia entre 11,1 s com gasolina e 10,5 com etanol.
Leia também: VW Saveiro 2023 é mais fraca e mais forte ao mesmo tempo. Entenda por quê
VW Polo 170 TSI - Ficha técnica vs 1.6 MSI vs 200 TSI
Potência: 109/116 cv a 5.000 rpm (contra 110/117 cv a 5.750 rpm e 128/116 cv a 5.500 tpm)
Torque: 16,8/16,8 kgfm entre 1.500 e 4.500/4.750 rpm (contra 15,8/16,5 kgfm a 4.000 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 rpm)
VW Polo 170 TSI – Consumo de combustível
Em contrapartida, o consumo de combustível será bem mais comedido, ao menos no comparativo das versões manuais. Veja as diferenças nos números oficiais do Inmetro:
VW Polo 170 TSI vs VW Polo 1.6 MSI vs VW Polo 200 TSI – Consumo Inmetro
VW Polo 170 TSI vs VW Polo 1.6 MSI : 9,6 km/l com etanol na cidade (contra 8,2 km/l) / 13,8 km/l com gasolina na cidade (contra 12 km/l)
VW Polo 170 TSI vs VW Polo 1.6 MSI : 11,6 km/l com etanol na estrada (contra 9,5 km/l) / 16,5 km/l com gasolina na estrada (contra 13,9 km/l)
Leia também: VW Polo Track é enfim revelado ao mundo e chegará em 2023
Novo visual
Visualmente, o Polo ganhou faróis mais afilados, com as três versões utilizando Ecoleds. A versão GTS, que será apresentada futuramente, usa faróis em LED com projetores e sistema Matrix antiofuscante.
Ainda na dianteira, há novas entradas de ar e um novo desenho do pára-choque. Na traseira há poucas mudanças, apenas no arranjo das luzes da lanterna e no desenho do pára-choque.
No inteiro, a Volkswagen aplicou um novo material texturizado no painel, que de fato melhora o acabamento, mas ainda está abaixo dos principais concorrentes. As portas ganharam formação interna de tecido.
Leia também: VW Kombi elétrica será revelada no Brasil antes do que se pensava
Desde a versão TSI, o cluster de instrumentos é digital de oito polegadas. Apenas a topo de linha tem o painel de 10,25 polegadas como item de série, bem como a central VW Play de 10 polegadas.
Novos preços
A Volkswagen vai apostar na "acessibilidade" de motores turbo na campanha de vendas do Polo. Para isso, reduziu os preços em até R$ 7 mil. Confira os novos preços:
Volkswagen Polo MPI (1.0 aspirado) - R$ 82.990
Volkswagen Polo TSI (1.0 turbo + câmbio manual) - R$ 92.990
Volkswagen Polo Comfortline (1.0 turbo AT) - R$ 102.990
Volkswagen Polo Highline (1.0 turbo AT) - R$ 109.990
Talvez você também se interesse:
VW Nivus alcança nota máxima no Latin NCAP e Honda WR-V decepciona
VW T-Cross 2023 chega mais caro e sem multimídia na versão Comfortline
Avaliação: Peugeot 208 com motor Fiat é o melhor 1.0 do Brasil
Avaliação: novo Peugeot 208 1.6 tem chance contra Onix, HB20 e Polo?
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.