Peugeot Landtrek ganha motor da Rampage e antecipa novidades da Fiat Titano
Lançada em 2020 para abastecer alguns países da África, América do Sul e Oriente Médio, a Peugeot Landtrek sofreu uma atualização visual e de conteúdo que antecipa as novidades previstas para a Fiat Titano vendida no Brasil.
A principal mudança está na grade frontal redesenhada e que adota o novo emblema da Peugeot. Na traseira, a tampa da caçamba passa a ter os nomes da marca e da picape escritos em alto relevo, enquanto as lanternas receberam novo arranjo luminoso com efeito tridimensional.
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O interior está praticamente idêntico ao do modelo anterior, com exceção do novo logotipo da marca francesa no volante, que segue com dois raios. De acordo com a Peugeot, o sistema operacional da central multimídia de 10 polegadas foi atualizado para tornar a sua operação mais rápida e intuitiva, com conexão com Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos da versão topo de linha Excellence passa a ser digital de 7”.
O pacote de equipamentos de segurança foi incrementado com frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro (ACC) com função stop and go (retoma a aceleração do veículo automaticamente após uma frenagem), sensor de ponto cego e alerta de mudança involuntária de faixa. Os freios passam a ser a disco nas quatro rodas com a substituição do sistema a tambor do eixo traseiro.
Mas a principal novidade está sob o capô. A Peugeot Landtrek trocou o motor HDi 2.2 turbodiesel (2.179 cm³) de 180 cv de potência e 40,9 kgfm de torque pelo 2.2 turbodiesel (2.184 cm³) de 200 cv e 45,9 kgfm, recém-lançado na Ram Rampage.
O antigo câmbio automático de seis marchas, fornecido pela japonesa Aisin, deu lugar à nova caixa automática de oito velocidades da alemã ZF. A transmissão manual de seis marchas foi mantida nas versões de entrada da Landtrek voltadas ao uso comercial.
Segundo a Peugeot, a Landtrek equipada com o novo motor tem capacidade de reboque de 3.500 kg (antes era de 3.000 kg) e pode levar uma tonelada de carga útil.
Essas atualizações serão estendidas à Fiat Titano, que é basicamente a Peugeot Landtrek com os emblemas da marca italiana. Ambas as picapes são montadas no Uruguai com peças importadas da China para serem comercializadas na América do Sul.
No entanto, a Stellantis planeja produzir a picape média em Córdoba, na Argentina, para otimizar custos e logística. Além da Fiat Titano, a Peugeot Landtrek também dará origem à Ram 1200, que terá estilo e sistema de conectividade exclusivos.