Por que a Fiat Toro pode ser o 1º híbrido da Stellantis feito no Brasil

Picape foi renovada em 2021 e ganhou motor turbo 1.3, mas não teve mais novidades desde então
Renan Bandeira
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11.03.2024 às 12:31 • Atualizado em 12.11.2024
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Picape foi renovada em 2021 e ganhou motor turbo 1.3, mas não teve mais novidades desde então

A Stellantis já declarou que lançará seu primeiro veículo híbrido no Brasil neste ano. O modelo usará uma das plataformas Bio-Hybrid projetadas pelo conglomerado para todas as suas marcas e que foram apresentadas ainda no ano passado. Sem saber qual será o produto que receberá tal tecnologia, muitas apostas são feitas, e a nossa é de que a Fiat Toro será esse produto.

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Muito se falou do Fiat Pulse no início por ser um modelo que já está na lista dos produtos que serão renovados pelo grupo automotivo, mas a última informação de que o primeiro híbrido sairá de Goiana (PE), apurada pela jornalista Alzira Rodrigues, do Auto Indústria, fecha o cerco paraJeepRenegade, Jeep Compass, Fiat Toro, Jeep Commander e Ram Rampage – que são os modelos fabricados por lá.

Dois desses modelos estão descartados e por motivos diferentes. A Ram Rampage não deve ser esse produto justamente por ter sido lançada agora, e a única versão que ainda falta ser apresentada é a BigHorn, que será uma opção de entrada.

Já o Renegade está com os dias contados no Brasil. Sem renovação prevista fora do nosso mercado, e nem mesmo aqui, o SUV compacto que democratizou o segmento sairá de linha em breve, dando lugar ao Jeep Avenger, que será produzido em Betim (MG).

Dito isso, ficam apenas três produtos na disputa. Tanto Jeep Compass, quanto Jeep Commander serão renovados no mês que vem. Os dois SUVs receberão motores 2.0 Hurricane 4, mesmo de Rampage e Wrangler, que rende até 272 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque – o câmbio também deve ser o mesmo de nove marchas. As versões devem chamar BlackHawk.

Com essa renovação, os modelos, que também serão híbridos no futuro, acabam indo para o final da fila no cronograma de renovações da Stellantis, e surge espaço para a Fiat Toro ser lançada com essa tecnologia.

Vale lembrar que a Fiat Toro não recebe uma renovação significante desde 2021, quando ganhou um tapa no visual e novas grades – uma, inclusive, já foi até descontinuada. Naquele momento, também trocou o motor 1.8 flex pelo 1.3 T270 atual, que rende até 185 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque.

Dessa forma, a Fiat Toro se torna a mais cotada para ser o primeiro veículo híbrido da Stellatis fabricado no Brasil. E é um ponto interessante para o mercado: afinal, a Ford Maverick lançou uma versão híbrida no ano passado, e essa incorporação à linha vai fazer a Toro não ficar atrás de sua principal rival no mercado.

O sistema escolhido para a Toro Híbrida deve ser o Bio-Hybrid e-DCT, que foi apresentado no ano passado justamente aplicado na plataforma Small Wide 4x4 – que é usada como base para a picape. Ele combina um motor a combustão, que deve ser o 1.3, com dois motores elétricos. Um desses motores substitui o alternador e o motor de partida, enquanto o outro fica acoplado ao câmbio.

Ambos são alimentados por uma bateria pequena, que pode ter entre 1 kWh e 2 kWh. É uma capacidade parecida com a encontrada nos Toyota Corolla Sedan e Corolla Cross Hybrid. Ela ficará posicionada no túnel central da picape, e terá fiações de 12 e 48 Volts para deixar a energia fluir entre ela e os motores.

A Stellantis deve dar mais detalhes de qual será o primeiro híbrido fabricado no Brasil nos próximos meses, já que o lançamento está próximo. A Fiat Toro é mais cotada para isso, claro, mas se não receber tão tecnologia agora, terá em breve. Afinal, as novas normas de emissão do PL8, que entram em vigor a partir de 2025, tornará quase indispensável o uso de eletrificação nos modelos vendidos aqui.

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