Ram 1200 já tem data para deixar faróis de Renegade e ter carroceria final
Depois da enxurrada de SUVs nos últimos anos, o mercado dá foco agora para o segmento de picapes. A Ford trouxe a Maverick e terá a nova geração da Ranger e a F-150 em breve, enquanto a Chevrolet venderá ainda este ano a terceira geração da Montana e a grandalhona Silverado.
Se Chevrolet e Ford se movem para trazer uma concorrente para a Ram 1500, a marca do carneiro também se mexe para rivalizar com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e companhia. Desde março de 2021 os colegas do Autos Segredos noticiam que a Stellantis terá uma nova picape sob o guarda-chuva Ram para brigar no segmento de médias.
Em novembro do ano passado, o projeto 291 foi flagrado ainda sob forte camuflagem, carregando faróis de Jeep Renegade, e parecia longe de ter a carroceria final.
Mas Mobiauto apurou junto a fontes próximas à marca que a Ram 1200 tem SOP, sigla que indica o início de produção de um veículo, para maio deste ano - seguindo o cronograma inicial do grupo. Isso quer dizer que, caso não haja atrasos, a picape poderá ser lançada já no segundo semestre.
Vale lembrar que o veículo será produzido no complexo fabril de Goiana (PE), onde o conglomerado já produz os Jeep Renegade, Compass e Commander, e a Fiat Toro. Além de compartilhar as linhas de montagem com esse veículos, a nova picape também pegará para si a plataforma Small Wide.
Dessa forma, a Ram terá uma picape com estrutura monobloco, diferente das 1500, 2500 e 3500, já vendidas pela marca aqui, que são todas importadas e têm estrutura cabine sobre chassi. Ela será o degrau de entrada da fabricante no Brasil, sendo posicionada abaixo da Ram 1500 Classic.
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Ram 1200, o que já sabemos
O flagra publicado em novembro dá indícios de que a Ram 1200 será maior que a Fiat Toro, mesmo compartilhando a plataforma. A picape deve ter cerca de 5 m de comprimento e pouco mais de 3 metros de entre-eixos para se aproximar de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, e se posicionar acima do modelo da Fiat. Suas dimensões devem ser próximas às da Ford Maverick.
Outras características que podemos esperar é um bom vão livre do solo, característico dos produtos Ram, e balanços dianteiro e traseiro bem elevados.
As suspensões devem ser reforçadas e, segundo os colegas da Quatro Rodas, a 1200 terá bitolas maiores, abertura bipartida lateral da porta da caçamba e compartimentos de carga fechados nos para-lamas traseiros, o chamado Ram Box.
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A última aparição do protótipo, na semana passada, deu mais dicas de seu visual. Como Mobiauto já havia adiantado, o projeto não deve herdar tantas peças da Toro justamente para ter uma carroceria nova. Os faróis de Jeep Renegade já não aparecem mais e foram trocados por peças mais afiladas com iluminação de LED, seguindo a filosofia de design da marca.
A grande terá linhas horizontais, estilo a grandalhona 3500, e portas dianteiras, para-brisas e coluna A, realmente parecem ser compartilhadas com o Commander. A porta da caçamba deve receber também a inscrição “RAM” em alto relevo, como já vemos nos outros modelos da marca.
Os motores serão 2.0 turbo a gasolina (ou flex), de 274 cv e 40,8 kgfm, da família GME, ou 2.2 MultiJet turbodiesel de 200 cv e 45 kgfm. As duas opções devem trazer câmbio automático de nove marchas da ZF (já usado por Toro e por todos os Jeep nacionais 4x4), tração nas quatro rodas e, possivelmente, sistema híbrido leve de 48 Volts para aprimorar o consumo de combustível.
Projeções: Kleber Silva/@kdesignag / Flagra 1: @bfmsoficial / Flagra 2: @mundodrive
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.