Rolls-Royce cumpre profecia de 120 anos e revela seu primeiro elétrico
Cumprindo uma profecia feita há mais de 120 anos por um dos fundadores da marca, a Rolls-Royce finalmente se rendeu ao mundo dos elétricos. A empresa apresentou o Spectre que, segundo a marca, substitui espiritualmente o Phamtom Coupé.
Apesar disso, podemos afirmar que ele lembra bastante o Rolls-Royce Wraith, ao menos na dianteira. No entanto, há diferenças. A começar pela grade, que é mais larga e plana do que de outros modelos.
O grande destaque visual fica pela vista lateral. Há grandes rodas de 23 polegadas e um belo encaixe entre as linhas da janela com o teto, formando uma carroceria fastback com a cauda mais esguia.
Na traseira, lanternas verticais e a sensação de uma coluna “C” muito grande. O teto acentua o caimento e faz o contraste com a carroceria, caso o dono escolha dessa maneira, terminando na parte superior da tampa do porta-malas.
No interior, toda a sofisticação e luxo esperado de um Rolls-Royce, incluindo o já tradicional teto estrelado. Na unidade das fotos, a fabricante escolheu contrastar dourado, branco e rosa.
Profecia elétrica
Charles Stewart Rolls, cofundador da Rolls-Royce, garantiu em 1900 que o futuro dos carros seria elétrico. “O carro elétrico é perfeitamente silencioso e limpo. Não há cheiro ou vibração. Eles devem se tornar muito úteis quando as estações de carregamento fixas puderem ser organizadas”.
Vale ressaltar que é justamente nessa época em que os carros elétricos estavam em alta, com até 38% das vendas. Isso graças a facilidade de operação, já que não demandavam partida por manivela e nem troca de marchas.
Espaço e desempenho
Com 5,45 metros de comprimento e 3,21 metros de entre-eixos, espaço não é um problema para os quatro adultos que o Spectre comporta. Apesar do tamanho, o eixo traseiro direcional ajuda a diminuir o diâmetro de giro, que é de 12,7 metros.
A Rolls-Royce ainda não divulgou todos os dados, mas garantiu que a bateria tem mais de 100 kWh, o que deverá dar uma autonomia de 520 km. O conjunto elétrico tem 585 cv e 91,7 kgfm de torque, o que permite ao modelo chegar aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Tempo similar aos V12.
O preço varia entre 450 mil e 550 mil euros, o que significa mais de R$ 2 milhões. As entregas só devem ocorrer no terceiro trimestre de 2023.
Talvez você também se interesse:
A incrível experiência de ter um Viper V10 como “meu” carro por dois dias
10 maneiras de usar os números de um carro para te iludir
História centenária: como o turbo revolucionou carros, aviões, navios e trens
Sete segredinhos de um carro que muitos motoristas desconhecem
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.