Toyota Hilux SRX Plus 2024: o que ela tem de igual e diferente da GR-Sport?

Nova versão combina sobriedade da SRX com suspensão parruda da GR-Sport, mas há diferenças
Diego Dias
Por
06.12.2023 às 11:01 • Atualizado em 12.11.2024
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Nova versão combina sobriedade da SRX com suspensão parruda da GR-Sport, mas há diferenças

A Toyota apresentou recentemente a linha 2024 da Toyota Hilux, que recebeu importantes novidades, afinal, a concorrência entre as picapes médias está cada vez mais forte. Com isso, a marca japonesa lançou a nova Hilux SRX Plus 2024, nova variante topo de linha que chega posicionada logo acima da SRX e abaixo da GR-Sport.

Na última semana, a Toyota nos convidou para conhecer a nova Hilux SRX Plus no circuito Panamericano, pista da Pirelli localizada em Elias Fausto (SP). Por lá foi possível dar apenas uma volta a bordo da picape, o que nos permitiu apenas breves impressões com a nova versão da picape média.

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O interessante é que a novidade chega com itens herdados da Hilux GR-Sport, à exemplo da parte do pacote visual e suspensão. Vale lembrar que a chegada de uma nova versão SRX não é à toa, pois ela é a mais vendida da gama, com 39% das vendas de toda a gama. Dito isso, vamos apontar para você quais as principais diferenças entre as versões GR-Sport e a nova SRX Plus, confira.

Visual

Visualmente a nova Hilux SRX Plus traz algumas boas semelhanças com a Hilux GR-Sport, mas faz isso num pacote mais refinado e não tão agressivo quanto a picape preparada pela divisão esportiva Gazoo Racing.

Com a mesma dianteira da SRX padrão, com grade com moldura cromada e o logotipo convencional, a nova Hilux SRX Plus se diferencia mesmo pelas molduras nos para-lamas, sendo que o dianteiro tem até entrada de ar para melhorar a aerodinâmica da picape.

A maior diferença é que na SRX Plus as molduras são pintadas na cor da carroceria, o que ajuda a dar um visual mais elegante (na GR-Sport não tem pintura). Outro destaque da nova versão é a inclusão do santantônio com desenho integrado, o mesmo usado pela GR-S e que também tem função aerodinâmica segundo a marca, reduzindo a turbulência e diminuindo o ruído do vento. Esse recurso acaba dando um visual de picape de rali para essa configuração, mas de uma forma mais discreta.

Boa notícia também para os que gostam de um estilo mais discreto, pois a Hilux SRX Plus não ostenta qualquer tipo de grafismo na carroceria. Sua única identificação é mesmo o logotipo cromado do lado direito da tampa da caçamba com a inscrição do nome da versão em cromado. As rodas são de 18 polegadas com acabamento diamantado e calçadas com pneus de uso misto 265/60, mesmo conjunto utilizado pela variante SRX convencional.

Suspensão

A Toyota diz que combinou a fórmula de elegância da SRX à esportividade da GR-Sport para chegar à nova Hilux SRX Plus 2024. Como você deve imaginar, a ideia não veio do nada justamente porque essa configuração é uma das mais procuradas, assim ter um conjunto de suspensão mais competente no off-road e até mais confortável para rodar em vias pavimentadas caiu como uma luva numa versão nova.

A nova Hilux SRX Plus herdou o mesmo conjunto de suspensão da GR-Sport, com bitolas 14 cm mais largas na dianteira e 15,5 cm mais largas na traseira. Os braços de suspensão também foram alargados, enquanto os amortecedores traseiros foram reposicionados para fora do chassi como na GR-Sport, o que impacta diretamente na maior estabilidade da picape junto da nova configuração das bitolas.

Grande mudança são os amortecedores que ganharam 3 mm de diâmetro, chegando aos 35 mm totais (superior aos 32 mm da SRX). A fabricante afirma que isso aumenta a capacidade de absorção de impactos.

Apesar da GR Sport ter amortecedores de 46 mm de diâmetro por conta da sua maior disposição off-road, a nova SRX Plus se diferencia por utilizar um conjunto de amortecedores de tubo duplo (a GR Sport tem monotubo), o que na prática deixou a caminhonete mais macia no rodar em comparação à versão esportiva – algo que conseguimos constatar em nossa volta única.

No eixo traseiro a picape conta com barra estabilizadora, algo inédito para a Hilux segundo a Toyota. De acordo com a fabricante isso resultou numa rigidez de rolagem aumentada em 20%, deixando a caminhonete com melhor sensação de direção em situação de curva. Na prática, a Hilux SRX Plus teve a mesma evolução da GR Sport nesse sentido, com a carroceria inclinando menos em curvas normais ou desvios rápidos de trajetória.

Toda essa nova configuração teve como resultado também uma maior altura do solo (ganho de 20 mm), além de melhor ângulo de ataque (+ 1 grau). Vale lembrar que os freios dianteiros foram redimensionados, enquanto os traseiros trocaram os tambores por discos.

Motor

E se por um lado os proprietários da Hilux GR Sport talvez não fiquem felizes de verem o conjunto de suspensão até então exclusivo da versão esportiva chegando quase igual na SRX Plus, podem ficar tranquilos que o motor 2.8 turbodiesel não tem seus 224 cv de potência e 55 kgfm de torque na versão recém-lançada.

Com isso a nova Hilux SRX Plus 2024 tem a calibração mais mansa das demais configurações da picape, com seu motor 2.8 turbodiesel rendendo seus 204 cv e 51 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis marchas, que pode enviar sua força em modos 4x2, 4x4 ou 4x4 com reduzida com bloqueio de diferencial traseiro.

Posicionamento

Como adiantamos lá no início, a nova Hilux SRX Plus veio para ficar posicionada entre as versões SRX (R$ 324.490) e GR-Sport (R$ 372.890). A Toyota pede R$ 334.890 pela novidade, que traz como principais itens a central multimídia com tela de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem uso de cabos, 7 airbags e o pacote o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que soma piloto automática adaptativo com alerta de colisão frontal e de mudança de faixa.

Fica a dúvida se será o suficiente para se segurar por mais alguns anos diante de uma concorrência cada vez mais afiada. O que não há dúvidas é que a picape terminará o ano de 2023 como a mais vendida entre as picapes médias mais uma vez.

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