VW Golf Variant é perua espaçosa para fugir dos SUVs a partir de R$ 75 mil

Motor econômico e dinâmica acertada são alguns dos atributos herdados do hatch
GS
Por
16.10.2024 às 17:44 • Atualizado em 27.11.2024
Compartilhe:
Motor econômico e dinâmica acertada são alguns dos atributos herdados do hatch

A Volkswagen Golf Variant foi lançada no Brasil em 2015 para substituir a Jetta Variant e servir como um último “suspiro” contra a ofensiva dos SUVs compactos – na época, a marca alemã ainda não tinha um modelo desse segmento no país. Baseada na sétima geração do Golf, a perua construída sobre a plataforma MQB é elogiada pela combinação dos principais atributos do hatch com a vantagem do espaçoso porta-malas de 605 litros.

As primeiras unidades da Golf Variant vieram importadas do México equipadas com o motor 1.4 turbo com injeção direta (TSI) a gasolina de 140 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, combinado ao câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas.

Você também pode se interessar por:

Com alguma paciência, é possível encontrar no mercado de usados os raros exemplares da versão Comfortline com câmbio manual de seis marchas, item cobiçado pelos puristas da marca.

Na linha 2017, lançada em 2016, a Golf Variant passou a vir com o motor atualizado com a tecnologia bicombustível para rodar com etanol. O 1.4 TSI flex ganhou 10 cv, passando a entregar 150, mas manteve o torque de 25,5 kgfm.

O câmbio DSG, por sua vez, foi substituído pelo polivalente Tiptronic de seis marchas amplamente empregado em diversos modelos da Volkswagen.

Outra mudança mecânica foi a troca da suspensão traseira independente multilink pelo sistema de eixo de torção.

Desempenho e consumo

Independentemente da configuração, a Volkswagen Golf Variant é reconhecida pelo bom desempenho e baixo consumo de combustível do motor turbinado. A perua acelera de 0 a 100 km/h na casa dos 9 segundos e atinge velocidade máxima de 207 km/h – números mais que satisfatórios para um carro de proposta familiar.

O consumo médio, segundo o Inmetro, é de 11,3 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada com gasolina.

Principais equipamentos

Desde a versão Comfortline, a Golf Variant conta com sete airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, central multimídia, ar-condicionado com saída para o banco traseiro, sensores de estacionamento, rodas de liga leve de 16 polegadas, racks de teto, entre outros.

Faróis com acendimento automático, paddle shifters para a troca de marchas no volante e teto solar foram disponibilizados como opcionais.

A versão topo de linha Highline adiciona ar digital de duas zonas, retrovisor interno antiofuscante, bancos de couro e os opcionais da Comfortline entre os itens de série. Chave presencial, faróis bixenônio, rodas de 17” com desenho exclusivo, piloto automático adaptativo eram vendidos à parte.

Na linha 2018, a perua sofreu uma discreta reestilização focada em detalhes da dianteira. A Golf Variant saiu de linha em 2019 após vendas bastante discretas: apenas 3.136 emplacamentos, segundo a Fenabrave (associação de concessionários) - 2016 foi o melhor ano, com 981 unidades vendidas.

Pontos fortes da Volkswagen Golf Variant:

  • Porta-malas
  • Bom nível de equipamentos
  • Dirigibilidade
  • Desempenho
  • Consumo

Pontos fracos da Volkswagen Golf Variant:

  • Liquidez no mercado de usados
  • Valor do seguro em algumas regiões
  • Valor da manutenção do câmbio DSG

Preços da Volkswagen Golf Variant na Tabela Fipe:

Linha 2015

Golf Variant Comfortline 1.4 TSI DSG – R$ 75.160
Golf Variant Highline 1.4 TSI DSG – R$ 79.162

Linha 2016

Golf Variant Comfortline 1.4 TSI Mec. – R$ 84.912
Golf Variant Comfortline 1.4 TSI DSG – R$ 81.929
Golf Variant Highline 1.4 TSI DSG – R$ 88.694

Linha 2017

Golf Variant Comfortline 1.4 TSI flex Mec. – R$ 93.100
Golf Variant Comfortline 1.4 TSI flex Aut. – R$ 90.895
Golf Variant Highline 1.4 TSI flex Aut. – R$ 93.301

Linha 2018

Golf Variant Comfortline 1.4 TSI flex Aut. – R$ 87.166
Golf Variant Highline 1.4 TSI flex Aut. – R$ 119.066

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários