Zeepo: marca chinesa repete estratégia da Hyundai e Chery para atuar no Brasil
Sem fazer alarde, mas com as mesmas intenções da BYD, outra marca chinesa quer ter sucesso no mercado brasileiro. A Zeepo demonstra estar prestes a iniciar as suas importações no Brasil com uma estratégia semelhante à que Hyundai e Chery usaram para operar no país.
Representada no Brasil pelo empresário Fábio Guasti, a Zeepo está localizada na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, com uma operação focada em veículos agrícolas e vans elétricas. No entanto, a empresa já mostra em seu site uma gama formada por cinco carros movidos a bateria: Zeepo Sun, I-Zeepo, Zeepo GSE, Z7 Racer X e S7 Sport Sedan.
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Recentemente, dois modelos da Zeepo foram flagrados pela página @placaverde exatamente em Guarulhos. Trata-se do do sedã médio Zeepo GSE e o Sun, um hatch compacto. Apesar de estarem aqui pela Zeepo, ambos são produzidos pela Jiangling Motors Corporation (JMC), outra fabricante chinesa.
A JMC ficou conhecida no Brasil há alguns anos por ser responsável pelo desenvolvimento do SUV Yusheng S330, comercializado no Brasil como Ford Territory.
Voltando a falar da estratégia, conforme apuração da revista Autoesporte, a Zeepo possui um contrato de duas décadas para vender carros no Brasil produzidos pela JMC. Com isso, a marca chinesa faria um acordo semelhante ao que Chery e Hyundai firmaram no passado com o Grupo Caoa, que comercializa e até fabrica sob licença carros dessas marcas no Brasil. O detalhe é que Zeepo manterá o seu nome nos veículos.
Como são os Zeepo GSE e Sun?
O primeiro é o GSE que, pelo acabamento e ficha técnica, enquadra-se facilmente no segmento premium. Posicionado na categoria dos sedãs médios, o GSE tem medidas de 4,68 metros de comprimento, 2,75 m de entre-eixos e 1,84 m de largura.
São 24 sensores espalhados por todo veículo para oferecer avisos de segurança e ampliar o controle na condução do sedã. Apesar de não informar o número, a Zeepo afirma que o modelo possui airbags frontais e laterais que protegem todo interior do carro.
Com carroceria de liga de alumínio, o GSE tem um trem de força elétrico abastecido por uma bateria de 60 kWh. São 430 km de autonomia no ciclo CLTC (padrão do mercado chinês).
O motor elétrico gera 147 cv de potência e 22,5 kgfm de torque, números que permitem ao sedã de 1.470 kg acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 140 km/h.
Já o Sun é um hatch subcompacto de 3,50 m de comprimento e apenas 2,34 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, o Renautl Kwid E-Tech mede 3,68 m de e 2,42 m, respectivamente.
Os números modestos também se refletem na proposta do conjunto motriz. O propulsor do Sun entrega apenas 17,4 cv de potência e 8,56 kgfm de torque. O subcompacto tem 175 km de autonomia no ciclo CLTC, enquanto o Kwid E-Tech pode rodar 180 km, de acordo com as medições do Inmetro, que costumam ser mais rígidas.
Caso a Zeepo queira repetir o sucesso da conterrânea BYD, a marca deverá apostar na competitividade dos preços de seus veículos como um de seus trunfos, uma vez que o BYD Dolphin Mini oferta pacote de equipamentos mais completo, motor mais potente e bateria com maior autonomia que o Zeepo Sun.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.