Avaliação: Ram Classic, uma V8 brutamontes contra Hilux SRX e Amarok V6
A Ram estreou como marca independente no Brasil em 2012. Desde então, graças ao crescimento da importância do agronegócio na Economia brasileira, a marca de picapes se tornou objeto de desejo dos mais abastados e bateu recordes de vendas por aqui.
A Stellantis quer aumentar ainda mais sua participação e isso pode gerar preocupação para a Toyota Hilux. Como antecipado no último mês, a Ram está lançando no Brasil a penúltima geração da 1500 em nosso mercado, rebatizada como Classic. Ela conviverá com o modelo de quinta geração, mais moderno, vendido aqui na versão única 1500 Rebel.
Batizada de RAM Classic, a novidade chega às lojas somente a partir de 15 de setembro, quando também a marca revelará o preço da picape. No entanto, durante a apresentação, os executivos deram uma dica: ocupará a faixa ocupada pelas versões de topo das duas principais picapes médias do mercado.
Imaginando que eles estejam falando de Toyota Hilux e Volkswagen Amarok V6, chegamos a uma etiqueta estimada de R$ 350.000. Se preferir, confira a avaliação em vídeo:
Visual emblemático
Visualmente, a Ram Classic atrai muita atenção com suas linhas quase nostálgicas. Isso acontece graças à inspiração na segunda geração de picapes da marca, de 1993. Foi essa geração que transformou o segmento full-size nos Estados Unidos e elevou as vendas da então submarca da Dodge.
O destaque na dianteira é a enorme grade. Particularmente, prefiro o visual da versão Night Edition, que abandona os tradicionais cromados e opta pelo preto brilhante. Aliás, falando nessa combinação, se ainda utilizasse a grade antiga (como na foto abaixo), a Classic lembraria até mais a Dodge Dakota do que já lembra.
No restante da carroceria, a picape utiliza linhas retas, sem nenhum friso e com destaque para o enorme logotipo Ram no centro da tampa da caçamba.
Dados técnicos: direção elétrica; suspensões duplo-A (dianteira) e eixo rígido com feixes de molas semielípticas (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 12,1 m; Cx não divulgado; vão livre do solo, 236 mm; ângulo de ataque, 18,3°, ângulo de transposição, 19,4°; ângulo de saída, 24,8°; pneus 275/60 R20.
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Como anda a RAM Classic
O contato com a Ram Classic foi mais curto do que o ideal. Ainda assim, deu para ter algumas noções, especialmente com relação à motorização. A Classic utiliza o mesmo conjunto da 1500 Rebel. Estamos falando de um 5.7 Hemi V8 a gasolina de 400 cv e 56,7 kgfm, com câmbio automático de oito marchas e tração 4x4.
Obviamente, o desempenho é bom e o 0 a 100 km/h em 7,7 segundos reforça essa sensação. No entanto, ao acelerar a RAM Classic no Circuito Panamericano, ficou evidente que os 2.553 kg de peso em ordem de marcha fazem a diferença. A arrancada não é tão forte quanto os 400 cv fazem pensar, mas este também não é o foco dessa picape.
Na verdade, a Ram Classic quer conquistar em três pilares: o preço mais baixo que o da 1500 Rebel, o visual nostálgico e o conforto. Os dois primeiros itens nós já detalhamos acima. Com relação ao terceiro, deveremos uma análise mais profunda, uma vez que o teste aconteceu exclusivamente em uma pista fechada de testes, com asfalto lisinho.
No entanto, pelo que percebemos, nem mesmo as rodas de 20 polegadas afetam o trabalho da suspensão. As poucas deformidades, especialmente nas zebras, foram bem filtradas, enquanto nas curvas há boa estabilidade.
Motor: 5.7, dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, 32V, aspirado, gasolina, comando único de válvulas no bloco, injeção multiponto de combustível
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 400 cv a 5.600 rpm
Torque: 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Peso/potência: 6,3 kg/cv
Peso/torque: 44,6 kg/kgfm
Câmbio: automático de oito marchas
Tração: 4x4 sob demanda com reduzida e diferencial traseiro deslizante
0 a 100 km/h: 7,7 segundos
Velocidade máxima: 174 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo Inmetro: Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 6,4 km/l
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Sem auxílio ao motorista
A Ram Classic é bem equipada, mas perdeu equipamentos em relação à 1500, até para conseguir ser mais barata. Não há nenhum item ativo de auxílio à condução, por exemplo. A picape tenta compensar isso com mimos como volante e bancos aquecidos, ajuste elétrico dos pedais e dos bancos dianteiros.
A mais sentida das ausências é o ajuste de profundidade do volante. Enorme e multifuncional, ele traz apenas regulagem de altura. Para melhorar a ergonomia, é necessário ajustar o banco, a altura do volante e a profundidade dos pedais.
Completam a lista de equipamentos itens como quadro de instrumentos digital configurável de 7 polegadas, central multimídia com tela de 8,4 polegadas, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de faróis e lanternas em LED.
Espaço interno
Um dos pontos mais fortes da RAM Classic é o espaço. São 3.570 mm de entre-eixos, que, a exemplo da 1500 Rebel, são muito bem aproveitados no interior de sua cabine dupla. Há espaço de sobra para todos os ocupantes.
Caso o proprietário prefira, dá para transformar a segunda fileira em um compartimento de carga, protegendo sua bagagem da chuva. Vale lembrar que a caçamba leva 1.424 litros ou modestos 534 kg – aliás, é justamente por não alcançar a 1 tonelada de carga útil mínima que ela não pode ser homologada com motor a diesel.
Os passageiros do banco traseiro, ao menos os que vão nos cantos, também são bem tratados, com aquecimento e ventilação dos bancos.
Dimensões: comprimento, 5.816 mm; entre-eixos, 3.570 mm; largura, 2.017 mm; altura, 1.970 mm; caçamba, 1.424 litros; capacidade de carga, 534 kg; tanque de combustível, 98 litros; peso em ordem de marcha, 2.553 kg.
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RAM Classic – Itens de série
Visual: faróis e faróis de neblina em LED; lanternas em LED; capô com entrada de ar; repetidores de seta no retrovisor; estribos laterais fixos; rodas de liga leve aro 20.
Conforto e acabamento: chave com sensor presencial; partida do motor por botão; volante multifuncional aquecido; bancos dianteiros elétricos com 10 posições; bancos revestidos em couro; ar-condicionado digital de duas zonas; bancos aquecidos (incluindo segunda fileira); pedais com regulagem elétrica de distância.
Tecnologia: quadro de instrumentos parcialmente digital com tela de TFT configurável de 7”; central multimídia Uconnect com tela de 8,4 polegadas com GPS, Android Auto e Apple CarPlay sem fio; tomada 115V; sensores de chuva e crepuscular.
Segurança: controles de estabilidade e tração com mitigação de rolagem da carroceria; seis airbags; assistente de partida em rampa; controle de oscilação de reboque; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Conclusão
Caso nossa previsão de preço esteja certa, portanto, até os R$ 350.000, a Ram Classic tem tudo para roubar vendas das versões topo de linha das rivais médias. O leitor pode até questionar levando em consideração a capacidade de carga das picapes dotadas de motores diesel.
No entanto, a venda das versões topo de linha dificilmente estão ligadas ao trabalho. Para estes casos, geralmente, os consumidores preferem economizar e comprar uma configuração mais simples e barata.
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Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.