Fiat Pulse Abarth: o SUV venenoso de 185 cv que o Nivus GTS não quis ser
Apesar de ter “chegado chegando” ao mercado, com mais de 13.000 unidades encomendadas em cerca de dois meses (muitas serão entregues só em 2022, diga-se), não se pode chamar o Fiat Pulse de inovador.
Afinal, o primeiro SUV da marca no país aproveita a estrutura monobloco do hatch Argo para seguir uma receita já desbravada por Caoa Chery Tiggo 2 e Tiggo 3X (derivados do Celer), Honda WR-V (que herda a estrutura do Fit) e VW Nivus (mesma carroceria do Polo).
Talvez a manobra mais ousada e inovadora do modelo tenha sido reservada para o segundo semestre do ano que vem. Porque, ao que tudo indica, a Stellantis prepara uma versão envenenada do Pulse, com insígnia da divisão esportiva da Fiat, Abarth, e motor 1.3 turboflex de 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm (qualquer combustível).
Quem levantou a lebre a respeito do Pulse Abarth foram os colegas da Quatro Rodas, alguns meses atras, após flagrarem um intrigante protótipo do SUV dotado de rodas maiores, com cinco parafusos cada. Em suas versões “civis”, 1.3 aspirada (98/107 cv) e 1.0 turbo (125/130 cv), os conjuntos possuem quatro pontos de fixação.
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Posteriormente, o Autos Segredos avistou outros protótipos do tipo rodando, confirmando que a configuração vem mesmo sendo testada.
As rodas mais robustas se explicam pelo uso de suspensões reforçadas e pela necessidade de ter semieixos e cubos de roda que suportem a potência e o torque extra gerados pelo propulsor GSE T4 herdado da Fiat Toro e dos Jeep Renegade 2023, Compass e Commander.
Na verdade, o Pulse Abarth Turbo 270 deve trazer soluções similares às do SUV cupê Fastback, que será lançado em meados do ano que vem utilizando a plataforma MLA do próprio Pulse, mas com bitolas maiores e reforços nas suspensões, por ser mais comprido e pesado, além de usar o motor 1.3 turboflex de quatro cilindros nas versões de topo.
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Além dos 35 cv de potência e dos mais de 7 kgfm de torque a mais do que o Pulse Turbo 200, o Pulse Abarth trará um pacote estético aluviso à divisão esportiva Abarth, que retorna ao país alguns anos depois de o 500 Abarth sair de linha. E que não tinha um modelo nacional com seu emblema produzido aqui desde o Stilo Abarth, quase duas décadas atrás.
Neste texto, as projeções que ilustram como pode ficar o Pulse Abarth são de Kleber Silva, do perfil @kdesignag. Confira mais sobre como deve ser o “SUV esportivo” da Fiat – com o perdão da redundância, afinal um SUV já contém “esportivo” – em mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:
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Jornalista Automotivo