Honda ZR-V chega por R$ 215.000 para ser o sucessor SUV do Civic
O Honda Civic de 11ª geração virou mosca branca no Brasil. Importado da Tailândia, em lotes pequenos, vende pouco e deixou proprietários de unidades G10 órfãos de um substituto. Agora, a marca japonesa tentará apaziguar seus corações com o ZR-V. Sim, o sucessor real do Civic no mercado brasileiro será um SUV, conforme já havíamos alertado neste outro artigo.
Com lançamento nesta segunda (30) e início das vendas previsto para começar nesta terça-feira (31), o Honda ZR-V é um SUV compacto-médio que chega para brigar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos. Terá versão única de acabamento, Touring, comercializada por R$ 214.500.
Você também pode se interessar por:
- Avaliação: Honda HR-V Touring 2024 encosta nos R$ 200 mil. Vale a pena?
- Avaliação: novo Honda Accord é híbrido mais justo que o Civic
- Exclusivo: Honda estuda novo plano de investimentos com híbridos flex
- Chevrolet e Honda cancelam carro elétrico popular que viria ao Brasil
Apesar de posicionado em uma faixa que já pega as versões de topo de seus rivais, e de vir importado do México, enquanto todos os seus rivais são produzidos na América do Sul (Brasil ou Argentina, caso do Taos), o ZR-V tem uma meta até ousada: emplacar cerca de 1.000 unidades por mês.
Para isso, apostará não apenas na força da marca Honda, que por si já angaria clientes. A marca fará um trabalho forte junto à rede para tentar mostrar como o ZR-V é um “SUV com características de sedan”. O ponto será mostrar que ele traz o ponto H de um utilitário esportivo, mas com uma posição de dirigir e uma dinâmica análoga à de carros mais baixos.
As dimensões do Honda ZR-V
O Honda ZR-V é, ainda, um carro cheio de boas sacadas, mas deixaremos para falar sobre elas em nossa avaliação, que será publicada nos próximos dias em texto e vídeo. Visualmente, traz faróis full-LED, lanternas bipartidas de LED e rodas de liga leve aro 17.
De fato, o Honda ZR-V só parece um SUV por causa de sua largura. Poder-se-ia chamá-lo de “perua anabolizada”. Em dimensões, são 4.568 mm de comprimento, 1.840 mm de largura, 1.611 mm de altura, 2.655 mm de entre-eixos e 178 mm de vão livre do solo. Ou seja, ele é um carro mais comprido e largo do que alto.
Mesmo sem ter o maior entre-eixos do segmento, perdendo para os 2,68 m do Taos, o ZR-V oferece talvez o maior espaço interno da categoria para pernas e ombros. Já o porta-malas é o menor dos quatro, com 389 litros de volume, mas ganha simpatia ao usar um bagagito facilmente removível e que pode ser dobrado como um rebatedor de luz para ser guardado em uma sacola, sem ocupar muito espaço.
A plataforma do Honda ZR-V
Uma questão importante é que ele utiliza a mesma plataforma do Civic G11, compartilhando consigo eletrônica, elétrica e boa parte da composição estrutural. Por baixo, seu underbody é vedado para proteger os componentes e melhorar o isolamento acústico.
Da mesma forma, o painel é o mesmo do sedan, assim como o quadro de instrumentos parcialmente digital de 7 polegadas, o volante, a central multimídia de 9 polegadas com Android Auto (via cabo) e Apple CarPlay (sem fio), os bancos com estabilizador corporal e o ar-condicionado automático digital de duas zonas (mas sem difusores voltados ao banco traseiro).
O motor do Honda ZR-V
Só o motor é que é diferente. Enquanto o Civic utiliza motorização híbrida, o ZR-V vem com um motor convencional 2.0 quatro-cilindros 16V aspirado a gasolina, sem nem injeção direta de combustível (embora com os famosos sistemas i-VTEC e VTC de variação de tempos e nível de abertura dos comandos de válvula.
São 161 cv de potência e 19,1 kgfm de torque, gerenciados por um câmbio CVT com sete marchas simuladas e aletas para trocas sequenciais no próprio volante. O 0 a 100 km/h oficial não é divulgado pela marca, mas na América do Norte o ZR-V (conhecido lá como HR-V) tem números um pouco acima de 10 segundos.
O consumo do Honda ZR-V
O consumo tampouco empolga: 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, segundo o Inmetro. Como contamos neste outro artigo, são dados muito parelhos com os do Jeep Compass T270, que está longe de ser referência em economia de combustível.
Os equipamentos do Honda ZR-V
Em relação ao acabamento interno, o Honda ZR-V tende a virar referência no segmento. Já a lista de equipamentos traz itens muito bem-vindos, como o pacote ADAS Honda Sensing completo, mas peca pela ausência de outros como retrovisores elétricos rebatíveis e vidros traseiros elétricos sem função um-toque ou antiesmagamento. Confira a lista completa:
Honda ZR-V Touring 2024 (R$ 214.500) – Itens de série
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Travas elétricas
- Vidros dianteiros elétricos com função "um toque" com antiesmagamento
- Vidros traseiros elétricos
- Retrovisores externos com ajuste elétrico
- Alavanca de seta com One-Touch
- Volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Desligamento automático dos faróis programável
- Jogo de tapetes com trava antiescorregamento
- Espelhos no quebra sol com iluminação
- Retrovisor interno fotocrômico
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Duas portas USB tipo C dianteiras
- Duas portas USB tipo C traseiras
- Porta USB tipo A dianteira
- Chave com sensor presencial
- Partida do motor por botão
- Banco traseiro bipartido (60/40)
- Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro sintético
- Acabamento do volante em preto brilhante
- Bancos em couro sintético com faixas centrais microperfuradas
- Bancos com Estabilizador Corporal
- Sistema de som com 8 Alto-falantes
- Central multimídia de 9" com Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto (por cabo)
- Volante multifuncional
- Quadro de instrumentos parcialmente digital de 7"
- Carregador de celular por indução
- Modos de condução Eco e Sport
- Sistema MyHonda Connect via aplicativo de celular
- Teto Solar
- Para-brisas acústico
- Alarme
- Frenagem autônoma de emergência (EBA)
- Freio de estacionamento eletrônico Auto Hold
- Controles de estabilidade e tração (VSA)
- Assistente de partidas em Rampa (HSA)
- Controle de velocidade em descida (HDC)
- Oito airbags (frontais, laterais, de joelhos e de cortina)
- Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
- Sistema Isofix de fixação para cadeirinhas infantis
- Câmera de ré com linhas dinâmicas
- Alerta de pressão dos pneus (TPMS)
- Lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro
- Monitor de atenção do motorista
- Honda LaneWatch - Câmera para redução de ponto cego
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com ajuste de velocidade
- Frenagem de mitigação de colisão (CMBS)
- Assistente ativo de permanência em faixa (LKAS)
- Farol alto automático (AHB)
- Faróis full-LED com DRL (luzes de rodagem diurna), acendimento integrado e ajuste manual de altura do facho
- Lanternas traseiras em LED
- Antena tipo Tubarão
- Limpador de para-brisa com função intermitente e lavadores integrados
Cores do Honda ZR-V
O Honda ZR-V Touring 2024 será comercializado e seis opções de cores. A sólida Vermelho Adrenalina é a única que virá sem custo adicional. Além dela, haverá as metálicas Prata Platinum e Cinza Barium, e as perolizadas Azul Aurora, Branco Topázio, Cinza Titanium e Preto Cristal. Os tons cinza metálico, prata, preto e vermelho virão com interior escuro. Nas cores branca, azul e cinza perolizado, o couro usado no acabamento interno passa a ser claro.
Jornalista Automotivo