Nova Chevrolet Montana? Só em 2023. Veja 5 detalhes sobre a picape

Terceira geração da picape ressurgirá no Brasil bem maior do que antes, mas mais tarde do que todos imaginavam
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28.03.2022 às 16:40 • Atualizado em 12.11.2024
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Terceira geração da picape ressurgirá no Brasil bem maior do que antes, mas mais tarde do que todos imaginavam

Quem esperava pelo lançamento da nova Chevrolet Montana em 2022 já pode segurar a ansiedade. A General Motors divulgou iniciou nesta segunda-feira (28) uma websérie na qual promete revelar, gradativamente, os detalhes sobre a terceira geração da picape. A má notícia: a fabricante confirmou no primeiro episódio que seu lançamento será só no ano que vem.

As últimas apurações da Mobiauto apontam que a GM ainda vem enfrentando dificuldades no fornecimento de semicondutores e de matérias-primas como, por exemplo, materiais para confecções de bancos. Por isso, decidiu ficar o primeiro trimestre de 2023 como período para o SOP (início de produção em série) do modelo.

No vídeo divulgado nesta segunda, o presidente da empresa na América do Sul, Santiago Chamorro, abriu brechas ainda não muito específicas sobre o modelo, mas que permitem ter uma melhor noção sobre o que vem por aí. A partir desses teasers, listamos cinco detalhes agora mais certeiros sobre a nova Montana. Confira:

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1. Chegada em 2023, pré-estreia em 2022

Terceira geração da picape ressurgirá no Brasil bem maior do que antes, mas mais tarde do que todos imaginavam

No vídeo, Chamorro deixou bem claro que a “nova Montana começa sua produção e vendas em toda a América do Sul em 2023”. Ou seja, já não há mais como contar com seu lançamento ocorrendo neste ano. 

Porém, é bem possível, para não dizer provável, que a GM faça a revelação visual e de suas especificações técnicas já no segundo semestre deste ano. Assim, gerará mais mídia e expectativa em cima de um produto que ainda não existe em seu portfólio.

2. Desejo de brigar com a Fiat Toro

No comunicado, a GM deixa claro que a nova Montana pertence à família de veículos GEM, uma versão simplificada da plataforma VSS-F, a mesma dos atuais Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker. Isso confirma o uso de um chassi monobloco.

Chamorro, porém, afirma peremptoriamente que ela “impressiona por seu porte. A nova Montana será o maior modelo desta família global da Chevrolet”. Ainda, o comunicado afirma que “ela irá se diferenciar, entre outros aspectos, pelo maior porte, com dimensões robustas que a colocam no segmento das picapes médio-compactas”. 

Por isso, toda sua estamparia se distingue do Tracker: a nova Montana será mais alta, larga e bem mais comprida que o SUV. É por isso, também, que ela deve ser maior do que a Renault Oroch, que herda do Duster boa parte da estrutura.

Terceira geração da picape ressurgirá no Brasil bem maior do que antes, mas mais tarde do que todos imaginavam

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Ou seja, o alvo da nova Montana é brigar com a Fiat Toro. Ao que tudo indica, a picape da Chevrolet será um pouco menor que a da Stellantis em porte, com entre-eixos na casa de 2,90 m (contra 2,99 m da Toro e 2,83 m da Oroch). É o que já havíamos apontado neste artigo de maio de 2021.

Por isso mesmo, a GM tentará destacar a versatilidade da carroceria. “A nova Montana se destaca por seu design inteligente, com aproveitamento fantástico do espaço interior”, diz Chamorro em tom de entusiasmo no vídeo. Segundo ele, a caçamba será “cheia de tecnologias” e soluções que “aumentam a versatilidade”.

3. Grade única inspirada na Silverado

Terceira geração da picape ressurgirá no Brasil bem maior do que antes, mas mais tarde do que todos imaginavam

Outra aposta que todos vínhamos fazendo era em uma grade bipartida para a nova Montana. Aparentemente, não será assim. O teaser revela uma peça única que traz apenas um filete cromado mais grosso na altura do emblema da gravata dourada. A solução parece inspirada na nova Chevrolet Silverado existente nos EUA. 

4. Faróis separados em níveis

O que os protótipos da picape não deixam esconder é que seus faróis serão ao estilo Toro, separados em níveis, com uma peça superior guardando as luzes diurnas de LED e de seta, enquanto os fachos de luz baixa, farol baixo e farol alto ficam encravados no miolo do para-choque. Mais abaixo, constarão as luzes de neblina.

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5. Motor inédito e mais potente

Terceira geração da picape ressurgirá no Brasil bem maior do que antes, mas mais tarde do que todos imaginavam

Esta a GM ainda não revelou, mas a Mobiauto segue apostando que a terceira geração da Montana terá um motor com maior deslocamento e potência em relação ao Tracker. Terá entre 1,3 e 1,4 litro de capacidade cúbica, injeção direta de combustível e acima de 160 cv, a fim de rivalizar com a Toro Turbo 270 flex e até com a nova Oroch 1.3 TCe de 170 cv.

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