Nova Chevrolet Montana? Só em 2023. Veja 5 detalhes sobre a picape
Quem esperava pelo lançamento da nova Chevrolet Montana em 2022 já pode segurar a ansiedade. A General Motors divulgou iniciou nesta segunda-feira (28) uma websérie na qual promete revelar, gradativamente, os detalhes sobre a terceira geração da picape. A má notícia: a fabricante confirmou no primeiro episódio que seu lançamento será só no ano que vem.
As últimas apurações da Mobiauto apontam que a GM ainda vem enfrentando dificuldades no fornecimento de semicondutores e de matérias-primas como, por exemplo, materiais para confecções de bancos. Por isso, decidiu ficar o primeiro trimestre de 2023 como período para o SOP (início de produção em série) do modelo.
No vídeo divulgado nesta segunda, o presidente da empresa na América do Sul, Santiago Chamorro, abriu brechas ainda não muito específicas sobre o modelo, mas que permitem ter uma melhor noção sobre o que vem por aí. A partir desses teasers, listamos cinco detalhes agora mais certeiros sobre a nova Montana. Confira:
1. Chegada em 2023, pré-estreia em 2022
No vídeo, Chamorro deixou bem claro que a “nova Montana começa sua produção e vendas em toda a América do Sul em 2023”. Ou seja, já não há mais como contar com seu lançamento ocorrendo neste ano.
Porém, é bem possível, para não dizer provável, que a GM faça a revelação visual e de suas especificações técnicas já no segundo semestre deste ano. Assim, gerará mais mídia e expectativa em cima de um produto que ainda não existe em seu portfólio.
2. Desejo de brigar com a Fiat Toro
No comunicado, a GM deixa claro que a nova Montana pertence à família de veículos GEM, uma versão simplificada da plataforma VSS-F, a mesma dos atuais Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker. Isso confirma o uso de um chassi monobloco.
Chamorro, porém, afirma peremptoriamente que ela “impressiona por seu porte. A nova Montana será o maior modelo desta família global da Chevrolet”. Ainda, o comunicado afirma que “ela irá se diferenciar, entre outros aspectos, pelo maior porte, com dimensões robustas que a colocam no segmento das picapes médio-compactas”.
Por isso, toda sua estamparia se distingue do Tracker: a nova Montana será mais alta, larga e bem mais comprida que o SUV. É por isso, também, que ela deve ser maior do que a Renault Oroch, que herda do Duster boa parte da estrutura.
Leia também: Flagra: nova Chevrolet Montana vai viver mesmo drama do Corolla Cross?
Ou seja, o alvo da nova Montana é brigar com a Fiat Toro. Ao que tudo indica, a picape da Chevrolet será um pouco menor que a da Stellantis em porte, com entre-eixos na casa de 2,90 m (contra 2,99 m da Toro e 2,83 m da Oroch). É o que já havíamos apontado neste artigo de maio de 2021.
Por isso mesmo, a GM tentará destacar a versatilidade da carroceria. “A nova Montana se destaca por seu design inteligente, com aproveitamento fantástico do espaço interior”, diz Chamorro em tom de entusiasmo no vídeo. Segundo ele, a caçamba será “cheia de tecnologias” e soluções que “aumentam a versatilidade”.
3. Grade única inspirada na Silverado
Outra aposta que todos vínhamos fazendo era em uma grade bipartida para a nova Montana. Aparentemente, não será assim. O teaser revela uma peça única que traz apenas um filete cromado mais grosso na altura do emblema da gravata dourada. A solução parece inspirada na nova Chevrolet Silverado existente nos EUA.
4. Faróis separados em níveis
O que os protótipos da picape não deixam esconder é que seus faróis serão ao estilo Toro, separados em níveis, com uma peça superior guardando as luzes diurnas de LED e de seta, enquanto os fachos de luz baixa, farol baixo e farol alto ficam encravados no miolo do para-choque. Mais abaixo, constarão as luzes de neblina.
Leia também: Flagra: nova Chevrolet Montana surge no Brasil trabalhada no fermento
5. Motor inédito e mais potente
Esta a GM ainda não revelou, mas a Mobiauto segue apostando que a terceira geração da Montana terá um motor com maior deslocamento e potência em relação ao Tracker. Terá entre 1,3 e 1,4 litro de capacidade cúbica, injeção direta de combustível e acima de 160 cv, a fim de rivalizar com a Toro Turbo 270 flex e até com a nova Oroch 1.3 TCe de 170 cv.
Você também pode se interessar por:
Nova Chevrolet Montana é vista pela primeira vez e exibe porte da Toro
Nova Chevrolet Montana será para o Tracker o que a Strada é para o Mobi
Avaliação: Toro Turbo 270, o que melhorou e o que deveria ter melhorado
Nova Chevrolet Montana: nome será mantido em picape anti-Fiat Toro
Jornalista Automotivo