Novo Mini Cooper repete polêmica do Volvo EX30 e tem realidade aumentada
O Mini Cooper S acaba de ser lançado no Brasil. Em duas versões: Exclusive R$ 239.990 e Top R$ 269.990, o hatch turbinado chega com motor de BMW Série 3, mesma distribuição de instrumentos polêmica do Volvo EX30 e uma central multimídia com direito a GPS de realidade aumentada.
Com a versão elétrica prevista para depois, o Cooper chega ao Brasil com design renovado, interior completamente atualizado, assim como sua plataforma. Diferente da variante elétrica, o Cooper a combustão que já é vendido por aqui é produzido na Inglaterra.
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Voltando a falar sobre visual, agora, o Mini resolveu se inspirar em seus modelos do passado para posicionar todos os comandos do Cooper no painel.
Da mesma forma que o novo Volvo EX30, o Cooper não tem sequer um painel de instrumentos à frente do volante. Apenas um head-up display, mas somente para a versão topo de linha.
Para se ter uma ideia, todos os comandos essenciais do Cooper como: freio de estacionamento, seletor de marcha, ligar a ignição, modos de condução e controle do sistema de áudio estão posicionados embaixo da central Multimídia.
Por falar na central de entretenimento, a tela do Mini Cooper é redonda e tem 240 mm de diâmetro, além de ser a protagonista no interior do Mini. É por ela que serão visualizadas velocidade e consumo de combustível. Também na tela de OLED estão as informações de navegação, mídia e telefone.
O destaque no exterior fica por conta do visual minimalista. Saem as tradicionais lanternas com forma mais arredondado para uma peça mais triangular, ligada com uma barra com a inscrição Cooper S. Assim como as lanternas, os faróis de LED são configuráveis em até três opções de desenhos.
Realidade aumentada do Mini Cooper
Ao usar o sistema nativo de GPS do Mini Cooper, o motorista vai se surpreender como uma novidade. Trata-se de uma câmera de alta resolução posicionada frente do Mini, que transmite em tempo real imagens na central multimídia.
Não só isso, é possível ver indicações com setas para onde o condutor precisa ir. Tudo isso de acordo com as coordenadas da rota traçada no GPS.
Mini Cooper com motor de BMW Série 3?
A Mini decidiu manter embaixo do capô o motor 2.0 turbo de 204 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque. A velocidade máxima do Cooper é de 240 km/h e um 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. A transmissão é automática de dupla embreagem Steptronic de sete velocidades. Esse trem de força que equipa o Mini Cooper é o mesmo oferecido no BMW 320i.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.