Primeiro GWM nacional será picape híbrida flex mais forte que VW Amarok V6

Caminhonete da linha Poer aposta na força da motorização eletrificada, com mais de 300 cv para se opor ao diesel. Chegada será em 2024
LF
Por
23.11.2022 às 15:29 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Caminhonete da linha Poer aposta na força da motorização eletrificada, com mais de 300 cv para se opor ao diesel. Chegada será em 2024

Após adquirir a fábrica que foi da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a GWM (Great Wall Motor) prometeu lançar dez produtos no Brasil entre 2023 e 26. O primeiro será o Haval H6, ainda importado, mas o primeiro modelo nacional tem, enfim, prazo para chegar.

Será uma picape média da linha Poer, com nome ainda a ser definido. Possivelmente, seu nome terá o padrão P mais algum número, seguindo o padrão do próprio Haval H6.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Construída sobre chassi de longarina, a picape ignorará o diesel e apostará em uma ousada motorização híbrida flex. Segundo executivos da empresa, será uma oportunidade de oferecer alternativas ao diesel em um momento no qual o combustível derivado do petróleo está custando caro.

Caminhonete da linha Poer aposta na força da motorização eletrificada, com mais de 300 cv para se opor ao diesel. Chegada será em 2024

Para quem se preocupa com robustez e autonomia, a GWM apostará no torque abundante e imediato dos motores elétricos, assim como o longo alcance proporcionado por veículos híbridos plenos ou plug-in (com recarga externa).

Mas não será o trem de força DHT dos SUVs Haval. Estes ficarão reservado aos produtos da plataforma LMN, formada por modelos monobloco.

Leia também: O engenhoso motor que varia de 243 a 483 cv e equipará todos GWM nacionais

No caso das picapes Poer, bem como dos jipes Tank, que compartilharão entre si os chassis de longarina, a Mobiauto aposta em um motor 2.0 turbo de ciclo Miller já oferecido em mercados como a Austrália.

Caminhonete da linha Poer aposta na força da motorização eletrificada, com mais de 300 cv para se opor ao diesel. Chegada será em 2024

Estamos falando de um híbrido pleno, sem recarga externa, formado por um motor elétrico auxiliar dianteiro acoplado a um câmbio automático de nove marchas.

A tração 4x4 é formada pelo convencional eixo cardan, com reduzida e bloqueio de diferencial tanto dianteiro quanto traseiro.

Em outros mercados, esse conjunto é oferecido em duas especificações: 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque ou 304 cv e 65,3 kgfm. Nossa reportagem dá como certa a segunda opção. A primeira, se vier, ficará reservada a versões de entrada. Como comparação, a Volkswagen Amarok V6 tem 258 cv e 59,1 kgfm.

Leia também: Carro elétrico: 12 dúvidas muito comuns que todo mundo tem sobre ele

A GWM Poer nacional deve ser revelada no segundo semestre de 2023. Terá um visual bem atualizado em relação à atual Poer Série P vendida em outros países. Entretanto, a montagem CKD em Iracemápolis está programada para começar em janeiro de 24. Assim, a chegada efetiva às lojas será no primeiro semestre daquele ano.

Talvez você também se interesse:

Novo Haval H6 vai reconhecer rosto do dono. Veja os itens mais legais
Os 10 carros híbridos mais econômicos do Brasil
PHEV, MHEV, BEV: entenda as siglas de carros elétricos e híbridos
Carros híbridos flex vão inundar o mercado e darão relevância ao etanol
Os 15 carros flex, híbridos e elétricos que a VW lançará no Brasil até 2025

Comentários