Primeiro GWM nacional será picape híbrida flex mais forte que VW Amarok V6
Após adquirir a fábrica que foi da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a GWM (Great Wall Motor) prometeu lançar dez produtos no Brasil entre 2023 e 26. O primeiro será o Haval H6, ainda importado, mas o primeiro modelo nacional tem, enfim, prazo para chegar.
Será uma picape média da linha Poer, com nome ainda a ser definido. Possivelmente, seu nome terá o padrão P mais algum número, seguindo o padrão do próprio Haval H6.
Construída sobre chassi de longarina, a picape ignorará o diesel e apostará em uma ousada motorização híbrida flex. Segundo executivos da empresa, será uma oportunidade de oferecer alternativas ao diesel em um momento no qual o combustível derivado do petróleo está custando caro.
Para quem se preocupa com robustez e autonomia, a GWM apostará no torque abundante e imediato dos motores elétricos, assim como o longo alcance proporcionado por veículos híbridos plenos ou plug-in (com recarga externa).
Mas não será o trem de força DHT dos SUVs Haval. Estes ficarão reservado aos produtos da plataforma LMN, formada por modelos monobloco.
Leia também: O engenhoso motor que varia de 243 a 483 cv e equipará todos GWM nacionais
No caso das picapes Poer, bem como dos jipes Tank, que compartilharão entre si os chassis de longarina, a Mobiauto aposta em um motor 2.0 turbo de ciclo Miller já oferecido em mercados como a Austrália.
Estamos falando de um híbrido pleno, sem recarga externa, formado por um motor elétrico auxiliar dianteiro acoplado a um câmbio automático de nove marchas.
A tração 4x4 é formada pelo convencional eixo cardan, com reduzida e bloqueio de diferencial tanto dianteiro quanto traseiro.
Em outros mercados, esse conjunto é oferecido em duas especificações: 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque ou 304 cv e 65,3 kgfm. Nossa reportagem dá como certa a segunda opção. A primeira, se vier, ficará reservada a versões de entrada. Como comparação, a Volkswagen Amarok V6 tem 258 cv e 59,1 kgfm.
Leia também: Carro elétrico: 12 dúvidas muito comuns que todo mundo tem sobre ele
A GWM Poer nacional deve ser revelada no segundo semestre de 2023. Terá um visual bem atualizado em relação à atual Poer Série P vendida em outros países. Entretanto, a montagem CKD em Iracemápolis está programada para começar em janeiro de 24. Assim, a chegada efetiva às lojas será no primeiro semestre daquele ano.
Talvez você também se interesse:
Novo Haval H6 vai reconhecer rosto do dono. Veja os itens mais legais
Os 10 carros híbridos mais econômicos do Brasil
PHEV, MHEV, BEV: entenda as siglas de carros elétricos e híbridos
Carros híbridos flex vão inundar o mercado e darão relevância ao etanol
Os 15 carros flex, híbridos e elétricos que a VW lançará no Brasil até 2025
Jornalista Automotivo